O que é o Whatsapp Business e como ele pode ajudar seu negócio?

O que é o Whatsapp Business e como ele pode ajudar seu negócio?

O WhatsApp é um aplicativo de conversas que tem uma grande adesão por parte dos usuários da internet, pois o app permite o envio de documentos, áudio, vídeos e a criação de grupos em sua plataforma.

O aplicativo já era utilizado por algumas empresas para o atendimento de clientes, mas, recentemente, a empresa resolveu profissionalizar e dinamizar a forma como clientes e empresas se comunicam, criando assim, o WhatsApp Business. Confira, neste post, como utilizar essa funcionalidade para o seu negócio!

O que é o WhatsApp Business?

O WhatsApp Business chegou ao Brasil em janeiro de 2018. A ferramenta vem sendo disponibilizada aos poucos em vários países e, além do Brasil, Reino Unido, México, Estados Unidos, Itália e Indonésia já podem utilizar a versão corporativa da plataforma.

O download do aplicativo continua gratuito, assim como a sua primeira versão. Porém, ele só está disponível para aparelhos que utilizam o sistema Android. O aplicativo foi desenvolvido para atender às necessidades de pequenas e médias empresas, facilitando a interação com clientes, automatizando e otimizando o tempo de resposta aos usuários.

Quais oportunidades esse novo recurso vai gerar?

Por manter a interface da sua primeira versão, o WhatsApp Business traz apenas algumas funções extras, mas com entendimento intuitivo de cada recurso. Veja detalhadamente as novas opções da plataforma de negócio.

Perfil comercial

Se você utilizava o WhatsApp para gerenciar conversas com clientes, você deve transferir as conversas e contatos para versão Business. Assim, você conseguirá utilizar todas as funções disponíveis para o ambiente de negócio. Além disso, é recomendado que você tenha uma linha específica para o contato comercial, uma vez que o WhatsApp Business é extensão do seu negócio. Por isso, não é recomendado misturar assuntos profissionais com os pessoais.

Na nova versão, é possível inserir outras informações sobre o seu negócio: localização, logotipo da empresa, descrição do negócio, e-mail e website. Migrar para essa função trará mais confiança aos clientes que perceberão que estão lidando com uma empresa séria.

Etiquetas

A possibilidade de atribuir etiquetas aos contatos é outra facilidade exclusiva da versão Business. A ideia é atribuir marcadores a cada contato. Por exemplo, novo contato, pedido pago, pagamento pendente, reclamações e dúvidas.

Para adicionar novas etiquetas, basta abrir uma nova conversa, tocar no ícone de menu no canto superior direito e escolher a opção de adicionar novas etiquetas. Essa nova funcionalidade ajudará a agilizar os atendimentos e a dar mais atenção aos contatos delicados, como uma reclamação.

Respostas rápidas

Em uma rotina de atendimento, algumas respostas são padrão. Pensando nisso, o WhatsApp Business permitiu que respostas rápidas fossem criadas para serem reutilizadas em diversas mensagens, quando forem necessárias.

Assim, o tempo de resposta será menor, já que a resposta estaria salva. Além disso, a resposta será personalizada. Em alguns casos, as respostas automáticas existentes nesses tipos de plataformas não atendem exatamente à pergunta feita pelo usuário.

Respostas automáticas

As respostas automáticas podem ser utilizadas em duas ocasiões: para mensagens de ausência e para mensagens de saudação. No caso das mensagens de ausência, é recomendado que elas sejam ativadas para quando o seu negócio não estiver em horário de atendimento. Assim, o usuário não fica sem um retorno, e você também não fica preocupado em atender clientes fora do horário de funcionamento.

Após configurar a mensagem e ativá-la manualmente, é só definir um horário recorrente de ativação para que nos próximos dias ela seja ativada automaticamente. Por exemplo, entre 18h às 8h do dia seguinte.

As mensagens de saudação inserem um cliente ao seu negócio. Elas são configuradas para responder clientes que entram em contato pela primeira vez ou para usuários que não entram em contato com sua empresa durante 14 dias. Nesse tipo de mensagem, é recomendado que você faça uma pequena introdução do seu negócio e avise o cliente de que logo os profissionais entrarão em contato para auxiliá-lo.

Métricas

Outro fator que é bem importante para empresas é a possibilidade de mensurar os atendimentos. Essa funcionalidade disponível no WhatsApp Business traz algumas estatísticas sobre os atendimentos.

Apesar de ser simples, é possível identificar a quantidade de mensagens enviadas, quantas foram entregues e lidas pelos usuários e quantas mensagens o seu perfil recebeu. Essas métricas ajudarão a identificar qual o maior número de contatos: dúvidas, compras ou reclamações e também a traçar estratégias para esse canal de comunicação.

Como utilizá-lo?

Utilizar a plataforma é muito simples. Basta baixar o aplicativo Business e configurar com as informações da empresa. O número do celular não pode estar vinculado a outra conta do WhatsApp, mesmo que na versão comum.

A ideia desse aplicativo é manter o relacionamento com os antigos clientes, deixando a prospecção em segundo plano. Ser abordado por uma empresa via WhatsApp é algo ainda condenável por muitos usuários, por isso o contato deve partir do usuário e não da empresa.

Depois do primeiro contato, se o usuário demonstrou uma boa receptividade, você poderá enviar mensagens de marketing personalizadas, avisos de promoção, assim como já acontece nos e-mails. Mas, lembre-se, envie sempre no horário comercial, e caso o usuário sinalize que não gosta do conteúdo, retire esse contato de sua lista.

O WhatsApp Business se destaca como grande aliado para alguns setores que dependem do contato direto e instantâneo com seus clientes:

  • serviços de delivery;
  • marcação de consultas;
  • reservas de passagens e hospedagens.

Quais os impactos no messaging marketing?

O WhatsApp Business aparece como um grande aliado para o atendimento ao cliente, principalmente no Brasil. De acordo com a pesquisa realizada pela MEF — Mobile Ecosystem Forum —, dos 6 mil usuários entrevistados em 9 países, o Brasil é o segundo país com mais usuários no WhatsApp, com 76%, perdendo apenas para a África do Sul, com 82%.

Não investir nessa plataforma é ignorar um canal amplo de usuários que eventualmente precisarão dos seus serviços. Realizar o treinamento da equipe de marketing é muito importante, pois integrará a comunicação e dará ao seu negócio vantagem em relação a outras empresas que investem apenas em outras formas de message marketing, como a do Facebook.

Entre em contato com o usuário focando nas dores e problemas que ele apresenta e não tentando mostrar para ele que a sua empresa é boa no que faz.

Agora que você já percebeu a importância do WhatsApp Business para as suas estratégias, baixe também o nosso e-book sobre marketing digital e continue aumentando os resultados da sua empresa.

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