O que é storytelling

O que é storytelling

Com certeza você já parou para ouvir alguma história contada por algum amigo que possui uma capacidade incrível de narrar fatos e torná-los interessantes. Os contadores de histórias sempre cativam o público e conseguem manter a atenção dele presa. E com as marcas ocorre o mesmo: sim, a sua marca pode fazer isso para criar uma relação, uma conexão mais próxima com seus consumidores.

Contar uma história, quando o assunto é promover uma marca, é fundamental (pense aí um pouquinho e lembre-se de histórias que comerciais de TV, por exemplo, já contaram para você, sei lá, lembre-se da Coca-Cola, da Dove, da Nestlé, enfim, as grandes marcas são campeãs quando o assunto é contar um fato narrativo que tenha como finalidade aproximar o público) – e a sua marca precisa se apropriar disso.

O que é e como usar

Em linhas gerais, uma estratégia de storytelling nunca está sozinha (e já falamos sobre isso aqui no Blog), ela precisa trabalhar integralmente com outras estratégias de marketing para funcionar – principalmente o marketing digital. Ela pode ser utilizada tanto para fidelizar clientes de uma determinada marca quanto para lançar um produto novo.

E um bom storytelling normalmente precisa:

  • Ser muito visual;
  • Prezar pela interatividade;
  • Usar diálogos reais e próximos dos espectadores;
  • Ter um personagem principal que seja próximo do público que se deseja atingir;
  • Despertar emoções fortes e coletivas;
  • E também solucionar algum conflito que no final da narrativa seja resolvido.

Um exemplo bastante recente de storytelling que gerou buzz em diferentes canais foi a campanha do Dia dos Namorados do O Boticário. A campanha, feita para casais apaixonados, conversou diretamente com dois públicos: os casais de namorados e também as pessoas que possuem uma ideologia pró-diversidade, tendo em vista a presença de casais com diferentes orientações sexuais no vídeo.

Para transmitir a mensagem, o vídeo narrou um momento bastante conhecido pelos casais: o momento do encontra no Dia dos Namorados, onde ambos costumam se presentar. A surpresa para o vídeo é quando casais de diferentes configurações se encontram e o amor – foco da peça – é mostrado como existente entre os diferentes tipos de casais. Não precisamos nem dizer a gigantesca repercussão que a campanha teve, né? Com certeza você ouviu falar dela por aí.

O vídeo conta uma história, gera uma expectativa, aproxima os clientes a partir de um fato que é comum a qualquer pessoa que faça parte de um casal e, no fim, surpreende com uma mensagem, exatamente como deve ser produzida a campanha da sua marca.

No entanto, o que você precisa guardar em sua cabeça é que nunca uma campanha é apenas um vídeo, um folder, um anúncio no Facebook ou outra mídia social. Uma campanha que pretende ter sucesso requer investimento financeiro e intelectual – quem quer dinheiro precisa investir – e isso inclui financiar a produção de uma narrativa de sucesso, não necessariamente para a televisão, mas sim para os canais onde o seu público está alocado.

Confira o vídeo que nossa Diretora, Milena Mancini, preparou para nossa Playlist sobre Marketing Digital em nosso Canal no YouTube sobre Storytelling e como utiliza-lo em sua estratégia de Marketing:

Você quer saber mais sobre storytelling? Ou melhor, você quer um para a sua marca? Converse com os nossos profissionais, com certeza eles saberão contar a sua história de uma maneira inimaginável.

Por redação Projetual Comunicação.

COMPARTILHE: