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Com a evolução da internet e sua indiscutível relevância para geração de negócios vieram também os diferentes meios pelos quais as marcas fazem uso dessa ferramenta. Os chamados YouTubers, Instagramers, Digital Influencers – ou simplesmente Influenciadores Digitais – tornaram-se verdadeiros profissionais, e muitas empresas têm apostado nestes usuários como meio de divulgar e vender seus produtos.

Com milhares de seguidores em suas redes sociais e grande número de fãs, os Influenciadores Digitais usam sua imagem – e poder de persuasão – para divulgar marcas, produtos e serviços. Grande parte deles, em especial os chamados Microinfluenciadores (Influenciadores de nichos ou que possuem até 100, 150 mil seguidores) estão abertos a trabalhar por permuta, isto é, trocam postagens pela experimentação do produto. Funciona assim: as marcas enviam seus produtos como amostra grátis aos Influenciadores, ou oferecem o seu serviço, de modo que ele divulga em suas redes para os seus milhares de seguidores e dá um feedback positivo.

A tendência é tão forte que em webinar (palestra online) no início do ano apresentamos essa estratégia como uma das que mais merecia atenção para o web marketing em 2017. E, atendendo a pedidos, fizemos outro webinar em março falando exclusivamente sobre o tema (clique nos links para assistir aos vídeos).

Esta estratégia pode ser usada de maneira muito inteligente, ao passo que se a marca fizer este processo com um influenciador que possui o mesmo público que a empresa, ela irá atingir exatamente o grupo de consumidor que deseja. Isto é, empresas com produtos jovens para academia, por exemplo, podem fazer parceria com influenciadores digitais que tenham blog sobre vida saudável e exercícios físicos. Assim, sua marca será divulgada em um grupo focal, atingindo o público alvo de uma maneira diversificada. Usar os influenciadores digitais é um método extra, além dos tradicionais da publicidade, e que transmite uma sensação de aproximação e informalidade com o público.

Fazer uso desta ferramenta é tornar a marca mais visível e com uma boa imagem, agregando no chamado boca-a-boca. Esses influenciadores são considerados formadores de opinião, na medida em que possuem milhares de fãs que são fiéis os seus conteúdos, e possuem o costume de consumir os mesmo produtos e a mesma marca que este famoso usuário afirma utilizar.

No entanto é importante ter cuidado para divulgar a marca no grupo focal ideal, para obter resultados positivos evidentes, e com verdadeiros influenciadores, isto é, usuários realmente famosos nas redes sociais, que irão proporcionar um grande alcance para a marca.

 

Por redação Projetual Comunicação