WhatsApp Business - Projetual

Em janeiro deste ano, o WhatsApp, aplicativo de mensagens mais famoso entre os brasileiros, lançou sua ferramenta WhatsApp Business, oferecendo uma possibilidade muito mais prática para as empresas conversarem diretamente com possíveis consumidores e clientes.

Aqui no blog já falamos sobre todas as vantagens do WhatsApp Business. Por isso, no texto de hoje trazemos dados da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, que mostram qual a relevância do aplicativo de mensagens para os brasileiros e por que as empresas devem utilizar a plataforma. Olha só.

Utilizado diariamente por quase todos

O WhatsApp tem uma fama indubitável no Brasil. A pesquisa Panorama descobriu que o app está instalado em 96% dos smartphones dos mais de 2 mil brasileiros entrevistados para o estudo.

Cerca de 98% desses usuários disseram utilizar o aplicativo diariamente para mensagens. Sendo assim, o WhatsApp não é apenas um aplicativo de celular, mas uma forma de comunicação essencial.

Em comparação ao Messenger, outro famoso aplicativo de mensagem já utilizado pela maioria das grandes empresas presentes no Facebook, o WhatsApp ainda lidera fortemente: o Messenger está presente em apenas 76% dos smartphones brasileiros.

Usuários querem conversar com as empresas

Os brasileiros estão querendo conversar com as marcas de forma mais íntima e instantânea. A pesquisa Panorama descobriu 55% dos usuários ativos no Brasil já utilizam o WhatsApp para conversar com empresas sobre seus produtos e serviços.

De fato a popularidade do WhatsApp como uma forma de comunicação para esses canais tem crescido. Não faz muito tempo que vemos o famoso símbolo verde em propagandas e outdoors, anunciando que a marca anunciante também se comunica pelo aplicativo.

Uma pesquisa realizada pelo próprio WhatsApp e anunciada em seu blog já mostrou que, no Brasil, cerca de 80% das pequenas empresas já utilizam o aplicativo para se comunicar com seus clientes.

Se o aplicativo de mensagens manter sua popularidade nos próximos anos, certamente se tornará uma forma de comunicação entre empresas e consumidores muito mais praticada e viável.

Uma ressalva, porém, é importante. A pesquisa Panorama descobriu que os consumidores não estão querendo receber spams e outras mensagens inconvenientes das empresas. Cerca de 38% dos usuários entrevistados pelo estudo alegaram que podem abandonar o aplicativo caso isso comece a acontecer.

Por que o WhatsApp Business

Uma ferramenta gratuita, prática e bastante útil disponibilizada pelo WhatsApp, a versão Business traz utilidades que ajudam as empresas a otimizar seus canais de relacionamento.

Por lá, é possível gravar mensagens automáticas e também criar um banco de respostas rápidas, que podem ser utilizadas para responder perguntas frequentes de clientes. Também é possível agendar o envio de mensagens, para notificar situações importantes para um usuário específico.

Também está disponível uma ferramenta de métricas, que possibilita a marca dona do perfil visualizar como tem sido sua comunicação com os clientes, incluindo número de mensagens enviadas, entregues e lidas.

Além disso, também é possível criar um cartão de visita da empresa, que é visualizado toda vez que um usuário clica no perfil. Este “cartão” inclui as informações mais relevantes sobre o negócio, como horário de atendimento, segmento, site e uma pequena descrição.

Todas essas vantagens possibilita que as empresas tenham uma presença mais oficial pelo WhatsApp, melhorando sua imagem perante o público e facilitando suas práticas de comunicação.

Nenhum usuário que queira se comunicar com uma empresa que utilize o WhatsApp Business precisa baixar outro aplicativo, já que as ferramentas já são integradas com o WhatsApp convencional. Apenas as marcas interessadas em utilizar as ferramentas da versão Business precisam utilizar um novo app.

A Projetual já apresentou essa nova ferramenta de forma minuciosa em um vídeo produzido para nosso canal no Youtube. Você pode conferir abaixo e conhecer melhor tudo o que essa ferramenta oferece. Olha só:

Por fim, esperamos que nossas informações tenham sido importantes para os próximos passos da sua marca. Lembre-se que você pode contar sempre com a Projetual para saber notícias e dicas úteis sobre o mundo do marketing digital.

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Por redação Projetual, com informações de AdNews.