Em uma ótima entrevista disponível no Portal Exame, Philip Kotler, a maior autoridade do marketing hoje, fala sobre questões fundamentais da área.

     O nosso blog separou para você um trecho de particular relevância, em que Kotler aborda o papel do profissional de marketing em relação aos novos hábitos dos consumidores, que após a crise econômica de 2008-2009, estão mais comedidos com seus gastos.

     Confira:

     “Os profissionais de marketing podem dar alguns passos para estimular o aumento do consumo junto aos consumidores sem confiança. Um deles seria criar produtos de custo mais baixo que ofereça benefícios similares às versões mais caras. A indústria pode lançar embalagens menores de seus produtos que sejam mais acessíveis. As empresas podem criar alternativas inovadoras.

     Outra coisa é oferecer garantias de retorno da compra de um produto muito caro. A Saturn, uma montadora americana, aceitava o carro de volta no prazo de 30 dias caso o consumidor não estivesse satisfeito com o produto e a Hyundai também prometeu a devolução do carro caso o cliente perdesse o emprego. Mesmo o segmento que queira ser líder com uma linha de produtos mais simples, precisará da ajuda do profissional de marketing para criar casas, eletrodomésticos e móveis mais simples”.