Presença Online Forte - Projetual

Já faz um bom tempo que apenas estar na internet não é suficiente para as empresas. A presença online precisa de uma boa estratégia de marketing digital, além é claro, de ser coerente com o planejamento estratégico da organização.

Isso quer dizer que não adianta ter site, blog e perfil em diversas mídias sociais e deixar tudo à deriva. É fundamental estruturar um plano de ação para que se possa de fato obter uma presença online forte e eficiente.

A cada dia, os usuários da internet estão mais assíduos em suas redes e mais exigentes em relação à qualidade das publicações e ao diálogo com as empresas. Tratam-se de características do padrão contemporâneo de comportamento do consumidor e isso é essencial para uma presença online capaz de fortalecer a marca e impulsionar negócios.

Portanto, você precisa ficar atento aos pilares de uma atuação inteligente e lucrativa. Quer uma ajuda? É aqui mesmo seu lugar. Confira!

O que uma boa estratégia de presença online tem?

Para obter sucesso e alcançar (e quem sabe ultrapassar) os resultados almejados, alguns aspectos devem ser considerados na hora de traçar seu plano. Os principais são:

Posicionamento

Assim como na comunicação offline e na atuação da empresa como um todo, o posicionamento de uma organização é fundamental que se modele a estratégia da presença online.

Posicionamento de uma empresa é a forma com que ela se mostra — o conjunto de atributos que ela projeta no mercado. Está diretamente ligado à maneira como os públicos a enxergam (imagem da marca). A partir disso é que critérios como linguagem, tom de voz, temática, estilo, linha editorial e outros serão definidos.

Ressaltamos que tudo o que se faz no ambiente online deve estar alinhado com o offline. O consumidor tem de ter a sensação de que está falando com a mesma marca. Não adianta seu ponto de vendas ser formal e seus posts serem carregados de emojis e memes.

Conteúdo relevante

O conteúdo relevante é o que faz a audiência se interessar pela sua marca, permanecer em sua rede e evoluir nas etapas da jornada de compras.

Você pode estar se perguntando o que de fato é o conteúdo relevante. Simples: é o conteúdo que responde às dúvidas dos clientes, que é coerente para o estágio de compra em que ele está, que dialoga com a realidade do cliente. E que seja compatível com a essência da marca.

A presença online de excelência tem no conteúdo uma de suas principais forças e, para que ele seja efetivo, é importante também traçar uma estratégia de distribuição do conteúdo na rede. De nada vai adiantar um material de alta qualidade, se o público não tiver acesso a ele.

Além disso, é necessário usar as diversas possibilidades de formatos, como textos, vídeos, imagens, webinars, e-mail marketing e outros.

Relacionamento com os públicos

A base das redes sociais é a interação e a criação de laços entre as pessoas, e entre as marcas e as pessoas. Deixar o relacionamento de lado é um grande tiro no pé. Essa tônica se expandiu pela internet e, hoje, já podemos considerá-la imprescindível para os demais canais online.

E relacionar-se com o cliente vai além de responder as perguntas dos usuários. Requer uma relação de troca, diálogo e sintonia entre as marcas e os públicos. A comunicação digital é conhecida como “one to one” pela possibilidade de falar diretamente com o consumidor, de ter feedback instantâneo e de entrar no dia a dia do cliente.

Essas possibilidades são fontes ricas de informações, que servem como base para entender o mercado, as expectativas dos consumidores, as tendências e até para embasar pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e soluções.

Ao somar-se o conteúdo relevante, a distribuição eficiente do conteúdo e a construção de laços com os clientes, o resultado é a autoridade da empresa. E isso é indispensável para alcançar resultados de marketing, de vendas e valor de marca.

Monitoramento das ações

Esse é um ponto muito importante e que, por diversas vezes, é deixado de lado pelas empresas: o monitoramento das ações, e por extensão, a mensuração de resultados. Perguntamos então: como é possível avaliar se a ação teve sucesso e fez sentido para o público e para a marca se o seu desenvolvimento não foi acompanhado e seus resultados medidos?

Não tem jeito, não é mesmo? Por isso, mensurar resultados é imprescindível para a construção de uma presença forte e de uma boa reputação no ambiente digital. E a boa notícia é que atualmente é possível contar com uma vasta diversidade de softwares capazes de medir resultados com eficácia e excelente captação de métricas para as empresas.

O que você precisa ter em mente?

O marketing digital destaca-se por ser multidisciplinar e contar com a atuação de diversos profissionais. Desse modo, a presença online forte, estruturada e estratégica envolve diversos outros campos do conhecimento, tais como: estatística, programação, comunicação, estratégia, design e até psicologia.

É comum algumas pessoas verem o marketing digital, sobretudo nas mídias sociais, como algo corriqueiro e fácil de se realizar. Contudo, por trás de um “simples” post, está toda uma ampla base de conhecimento e análise.

A compreensão dessa dinâmica faz com que sua empresa atue de forma inteligente, com profissionais e fornecedores habilitados e capazes de realmente gerar resultados positivos para seu negócio.

A internet oferece inúmeras possibilidades de contato com os públicos de uma marca e esse é um dos motivos que reforça a importância se contar com uma estratégia de presença online bem traçada e bem executada.

É necessário entender que, embora o acesso à internet tenha crescido assustadoramente, os usuários têm preferências diferentes. Isso salienta o fato de que a audiência circula por diversos canais e todos os pontos de contato devem ser cobertos. Isto é, desde o site, passando pelos anúncios, até o chat, todos os canais devem ser estruturados e alinhados com o plano de marketing da organização.

E então, que tal dar um impulso em suas ações de marketing digital e tornar sua presença online mais estratégica? Entre contato com nossa equipe agora mesmo.