Conheça os pilares essenciais para ter uma presença online forte

Conheça os pilares essenciais para ter uma presença online forte

Já faz um bom tempo que apenas estar na internet não é suficiente para as empresas. A presença online precisa de uma boa estratégia de marketing digital, além é claro, de ser coerente com o planejamento estratégico da organização.

Isso quer dizer que não adianta ter site, blog e perfil em diversas mídias sociais e deixar tudo à deriva. É fundamental estruturar um plano de ação para que se possa de fato obter uma presença online forte e eficiente.

A cada dia, os usuários da internet estão mais assíduos em suas redes e mais exigentes em relação à qualidade das publicações e ao diálogo com as empresas. Tratam-se de características do padrão contemporâneo de comportamento do consumidor e isso é essencial para uma presença online capaz de fortalecer a marca e impulsionar negócios.

Portanto, você precisa ficar atento aos pilares de uma atuação inteligente e lucrativa. Quer uma ajuda? É aqui mesmo seu lugar. Confira!

O que uma boa estratégia de presença online tem?

Para obter sucesso e alcançar (e quem sabe ultrapassar) os resultados almejados, alguns aspectos devem ser considerados na hora de traçar seu plano. Os principais são:

Posicionamento

Assim como na comunicação offline e na atuação da empresa como um todo, o posicionamento de uma organização é fundamental que se modele a estratégia da presença online.

Posicionamento de uma empresa é a forma com que ela se mostra — o conjunto de atributos que ela projeta no mercado. Está diretamente ligado à maneira como os públicos a enxergam (imagem da marca). A partir disso é que critérios como linguagem, tom de voz, temática, estilo, linha editorial e outros serão definidos.

Ressaltamos que tudo o que se faz no ambiente online deve estar alinhado com o offline. O consumidor tem de ter a sensação de que está falando com a mesma marca. Não adianta seu ponto de vendas ser formal e seus posts serem carregados de emojis e memes.

Conteúdo relevante

O conteúdo relevante é o que faz a audiência se interessar pela sua marca, permanecer em sua rede e evoluir nas etapas da jornada de compras.

Você pode estar se perguntando o que de fato é o conteúdo relevante. Simples: é o conteúdo que responde às dúvidas dos clientes, que é coerente para o estágio de compra em que ele está, que dialoga com a realidade do cliente. E que seja compatível com a essência da marca.

A presença online de excelência tem no conteúdo uma de suas principais forças e, para que ele seja efetivo, é importante também traçar uma estratégia de distribuição do conteúdo na rede. De nada vai adiantar um material de alta qualidade, se o público não tiver acesso a ele.

Além disso, é necessário usar as diversas possibilidades de formatos, como textos, vídeos, imagens, webinars, e-mail marketing e outros.

Relacionamento com os públicos

A base das redes sociais é a interação e a criação de laços entre as pessoas, e entre as marcas e as pessoas. Deixar o relacionamento de lado é um grande tiro no pé. Essa tônica se expandiu pela internet e, hoje, já podemos considerá-la imprescindível para os demais canais online.

E relacionar-se com o cliente vai além de responder as perguntas dos usuários. Requer uma relação de troca, diálogo e sintonia entre as marcas e os públicos. A comunicação digital é conhecida como “one to one” pela possibilidade de falar diretamente com o consumidor, de ter feedback instantâneo e de entrar no dia a dia do cliente.

Essas possibilidades são fontes ricas de informações, que servem como base para entender o mercado, as expectativas dos consumidores, as tendências e até para embasar pesquisas e desenvolvimento de novos produtos e soluções.

Ao somar-se o conteúdo relevante, a distribuição eficiente do conteúdo e a construção de laços com os clientes, o resultado é a autoridade da empresa. E isso é indispensável para alcançar resultados de marketing, de vendas e valor de marca.

Monitoramento das ações

Esse é um ponto muito importante e que, por diversas vezes, é deixado de lado pelas empresas: o monitoramento das ações, e por extensão, a mensuração de resultados. Perguntamos então: como é possível avaliar se a ação teve sucesso e fez sentido para o público e para a marca se o seu desenvolvimento não foi acompanhado e seus resultados medidos?

Não tem jeito, não é mesmo? Por isso, mensurar resultados é imprescindível para a construção de uma presença forte e de uma boa reputação no ambiente digital. E a boa notícia é que atualmente é possível contar com uma vasta diversidade de softwares capazes de medir resultados com eficácia e excelente captação de métricas para as empresas.

O que você precisa ter em mente?

O marketing digital destaca-se por ser multidisciplinar e contar com a atuação de diversos profissionais. Desse modo, a presença online forte, estruturada e estratégica envolve diversos outros campos do conhecimento, tais como: estatística, programação, comunicação, estratégia, design e até psicologia.

É comum algumas pessoas verem o marketing digital, sobretudo nas mídias sociais, como algo corriqueiro e fácil de se realizar. Contudo, por trás de um “simples” post, está toda uma ampla base de conhecimento e análise.

A compreensão dessa dinâmica faz com que sua empresa atue de forma inteligente, com profissionais e fornecedores habilitados e capazes de realmente gerar resultados positivos para seu negócio.

A internet oferece inúmeras possibilidades de contato com os públicos de uma marca e esse é um dos motivos que reforça a importância se contar com uma estratégia de presença online bem traçada e bem executada.

É necessário entender que, embora o acesso à internet tenha crescido assustadoramente, os usuários têm preferências diferentes. Isso salienta o fato de que a audiência circula por diversos canais e todos os pontos de contato devem ser cobertos. Isto é, desde o site, passando pelos anúncios, até o chat, todos os canais devem ser estruturados e alinhados com o plano de marketing da organização.

E então, que tal dar um impulso em suas ações de marketing digital e tornar sua presença online mais estratégica? Entre contato com nossa equipe agora mesmo.

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