Principais redes sociais - Projetual

O Facebook F8 é uma feira anual organizada para trazer novidades sobre as principais redes sociais, sendo especialmente direcionada a desenvolvedores, mas também incluindo investidores, profissionais e interessados em redes sociais entre seus visitantes.

Quem trabalha com marketing digital sabe que é importante ficar de olho em qualquer novidade do mundo digital. Mudanças em termos de compromisso, novas ferramentas e funcionalidades podem influenciar diretamente na estratégia de marcas presentes nas redes.

É por isso que hoje vamos contar o que foi anunciado na Facebook F8. As novidades têm a ver tanto com o Facebook quanto com o Instagram. Olha só.

O que há de novo nas principais redes sociais: Facebook

As novidades anunciadas por Mark Zuckerberg para sua rede social são três, destacadamente. A primeira delas tem a ver com os insights (informações posteriores) sobre os anúncios veiculados por marcas dentro do Facebook.

principais redes sociais - projetual
Imagem: SV.

Ao que tudo indica, a rede vai proporcionar novas informações sobre como os usuários interagem com a marca e os anúncios se baseando no histórico de interações desses usuários.

Ainda não sabemos como serão os novos detalhes e informações veiculadas nestes insights. No entanto, já sabemos que o Facebook está modificando aos poucos a sua maneira de veicular anúncios e oportunidades comerciais na rede.

Há pouco tempo, vimos aqui no blog que a rede estaria dando menos espaços para posts comerciais “simples” no feed, priorizando posts mais criativos e que criassem interações entre usuários. Também vimos que seriam punidos com baixo alcance os posts que pedissem curtidas, compartilhamentos e comentários em troca de algo.

Outra novidade anunciada sobre a maior das principais redes sociais têm a ver com a privacidade dos dados dos seus usuários. Depois do escândalo uso indevido de dados, o que resultou numa mudança nos termos de compromisso da rede, a nova medida parede priorizar quem utiliza e fornece dados pela rede.

Ao que parece, o usuário terá oportunidade de apagar buscas, dados de histórico e informações fornecidas à aplicativos que contenham algum tipo de informação pessoal. Tudo isso, aparentemente, para evitar um novo escândalo envolvendo invasão de privacidade.

principais redes sociais - projetual
Caso envolvendo Facebook e a empresa Cambridge Analytica prejudicou muito a imagem da rede social em relação à proteção dos dados do usuário. Imagem: TecMundo.

Por último, uma outra funcionalidade estará disponível no Facebook, essa menos importante. Ao que parece, a rede terá um recurso de “paquera”, ao estilo do Tinder. De forma discreta, os usuários poderão encontrar pessoas para tentar criar novos relacionamentos, utilizando as informações já fornecidas à rede.

E no Instagram

A Projetual parece estar bem informado, já que 3 das 4 novidades anunciadas para o Instagram no Facebook F8 nós já mostramos aqui no blog, hehe.

Para o Instagram, que está entre as principais redes sociais, são essas as “novidades”: de fato, o Instagram contará com a possibilidades de realizar chamadas de vídeo através das mensagens diretas; a integração entre Spotify e Instagram Stories já está disponível, e é esperado que o mesmo aconteça com outros apps em pouco tempo; e, por último, os novos filtros em realidade aumentada também serão uma tendência mais explorada, como já estão sendo.

Todas essas novidades nós já havíamos mostrado aqui e aqui.

Principais redes sociais - Projetual
Logo será possível realizar chamadas de vídeo dentro do Instagram. Imagem: Marketing de Conteúdo.

Por último, uma nova e importante novidade foi anunciada, que se refere ao setor “Explorar” dentro da rede. Agora, os posts nessa seção serão divididos por temas e hashtags, e não mais se baseando nos perfis seguidos pelo usuário. Será possível acompanhar posts relacionados a “arte” ou “design”, por exemplo, de forma mais organizada e concisa.

Essa última novidade no Instagram chama atenção para uma coisa: a importância de utilizar hashtags nos posts. Como agora a seção “Explorar” dará mais importância a esse tipo de marcação, utilizar as “#” seguidas de palavras-chave será essencial.

Em um vídeo já produzido para nosso canal Projetual Comunicação, comentamos sobre a importância de utilizar as hashtags. Confira o vídeo abaixo e fique mais bem informado sobre as utilidades dessa ferramenta.

Essas foram as novidades informadas no Facebook F8. Lembre-se: utilizar bem as novas ferramentas e estratégias é essencial para manter uma boa presença nas principais redes sociais.

Para continuar bem informado, continue acompanhando nossos canais. Estamos sempre trazendo dicas e novidades úteis para sua empresa. Até a próxima!


Por redação Projetual, com informações de Marketing de Conteúdo.