Há quase vinte anos, a americana Amazon patenteou o recurso de compra por 1-clique, que foi durante muito tempo uma exclusividade de seus sites e produtos. Agora, muitas empresas que trabalham com e-commerce têm o que comemorar, já que o monopólio da Amazon terminou e elas também podem utilizar esse recurso em seus sites.

Como funciona a compra por 1-clique

Você lembra quando falamos sobre call-to-action? A ideia de ter um botão em seu site que levava a uma ação? Pois então, a Amazon utilizava em seu site um botão como esse mostrado na imagem abaixo, que otimizava ao máximo o processo de uma compra.

Botão de “Comprar agora com 1-clique”, no site da Amazon. Imagem: reprodução / IDGnow.

 

Os clientes que já possuíam seus dados principais cadastrados no site (endereço e número do cartão de crédito, principalmente) poderiam simplesmente utilizar a compra por 1-clique para pular todas as etapas convencionais da compra e negociar imediatamente. Assim, evitavam ter de preencher dados, escolher formas de pagamento, digitar endereços e todos outros itens.

Esse recurso aumentou muito a taxa de conversão do e-commerce da empresa já que, como já vimos aqui, o índice de abandono de carrinhos é alto no processo de finalização da compra. As dificuldades encontradas nas etapas finais da transação ou até a diminuição do desejo de consumir fazem com que muitos abandonem o processo.

Até o dia 11 de setembro desse ano – data em que a Amazon perdeu o monópolio do 1-Click -, empresas que quisessem utilizar o recurso precisavam pedir autorização e/ou pagar royalties para a empresa americana. Agora, compras por 1-clique poderão ser difundidos através dos sites de e-commerce, facilitando as compras e aumentando as taxas de conversão.

Tecnologia explorada

O recurso 1-click da Amazon foi explorado de forma inteligente e diversa, não apenas no comércio eletrônico. O botão Dash (imagem abaixo), por exemplo, foi um dispositivo criado pela marca para facilitar a aquisição de produtos diversos. Bastava clicar no botão e pronto, um pedido era realizado para o usuário. Inclusive, esse é um ótimo exemplo de como a Internet das Coisas pode ser utilizada para facilitar as atividades cotidianas.

 

Botão Dash 1-clique - Blog Projetual
Aqui, um exemplo em que o dispositivo Dash da Amazon é utilizado para suprir o estoque de sabão para a máquina de lavar de um usuário. Foto: divulgação / Amazon.

 

Vamos ficar bem atentos para saber como a difusão das compras por 1-clique será aderida pelo comércio eletrônico, principalmente o brasileiro. Quer continuar por dentro das principais tendências do marketing digital? Continue acompanhando as atualizações dos canais da Projetual!

 

Por redação Projetual, com informações de IDGnow.