proibido no facebook - projetual

É comum que diversas empresas que estão no Facebook utilizem a tática de criar posts que pedem para os usuários curtir, comentar ou compartilhar algum conteúdo para que concorram a algum brinde, promoção ou prêmio.

Essa estratégia serve para que as postagens criem bastante engajamento entre os usuários, atraindo movimento e novos fãs para a página e para a marca.

No entanto, os social medias precisarão ficar atentos daqui para frente, já que conteúdos propagados dessa forma serão proibidos no Facebook.

Posts do tipo “marque seu amigo(a)” também não serão mais permitidos, bem como aqueles que se resumem a pedidos de dicas, ajudas e sugestões para os usuários. A rede passou a chamar esse tipo de conteúdo viral como “iscas de engajamento”, considerando-os como spam.

Quando identificar esse tipo de post, a rede passará a diminuir seu alcance, empurrando-os pra baixo no feed. Para as empresas que persistirem em continuar propagando conteúdo dessa forma, o Facebook aplicará punições, como diminuir o alcance dos outros posts feitos pela página, mesmo que não sejam iscas de engajamento.

Proibidos no Facebook - Projetual
Posts que pedem interações do usuário em troca de brindes ou participação em sorteios passarão a ser penalizados pela rede social. Imagem: reprodução / B9.

Por que esses posts serão proibidos no Facebook

Essa política foi adotada porque, segundo o Facebook, essas postagens virais afetam o algoritmo da rede, sua mecânica que faz certos posts aparecerem ou não para os usuários de acordo com as interações. Segundo a empresa, os usuários também não gostam nada disso.

Quando um post “isca” é curtido, comentado ou compartilhado, ele influencia o conteúdo que o usuário passará a ver a seguir. No caso, a página responsável por esse post tem seu conteúdo priorizado para o usuário, aparecendo primeiro mesmo que ele não queira, só porque ele interagiu com a postagem viral.

Segundo informações, o Facebook afirmou em seu blog que os usuários da rede não gostam de posts que os persuadem a interagir com curtidas, comentários e compartilhamentos, justamente pelo resultado que produzem no feed depois da interação.

De qualquer forma, para evitar que seus posts sejam prejudicados por ir contra as políticas da rede, as marcas precisarão ficar de olho no conteúdo que produzem para não serem proibidos no Facebook.

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