Propagandas que ficaram na memória

Propagandas que ficaram na memória

A propaganda tem o dom de mover o povo, fazer história, marcar gerações e interferir na cultura de toda uma nação. Mesmo num mundo cada vez mais virtual e dinâmico, as pessoas continuam a ser arrematadas por pequenas histórias contadas em segundos pela tela da TV, computadores ou de smartphones. A propaganda tem a capacidade de atrair a atenção das massas, provocar reflexão, comunicar, informar e engajar como nenhuma outra coisa. E os profissionais responsáveis por isso tudo, comemoram hoje, dia 17 de outubro, seu grande dia, o Dia do Profissional de Propaganda.

E para celebrar e homenagear esses profissionais, a Projetual fez uma seleção de grandes propagandas que estão na memória, servem de inspiração e de motivação para a galera que trabalha por aqui. Confira as escolhas.

Igor Francisco, redator, citou o polêmico comercial, banido da TV inclusive, de preservativos da Zazoo Condom, “por ser forte, beirar o politicamente incorreto e atingir o objetivo de maneira simples e impactante”.

Adrielly Krause, atendimento publicitário, lembrou a campanha Retratos da Real Beleza, da Dove, por mostrar os impactos dos padrões irreais de beleza que a mídia impõe.

Já Nilton Neto, da redação, relembrou a série de propagandas “Compre Batom”, que, apesar de criativa e assertiva, utilizava apelos visuais e emocionais não permitidos pelo CONAR – Conselho Nacional de Regulamentação Publicitária, e acabou por ser retirado do ar. A Projetual ressalta a importância de seguir à risca os códigos de ética e conduta para que toda e qualquer veiculação seja correta e realizada na forma da lei.

Gabriela Torres, também da redação, disse ser admiradora das campanhas natalinas da gigante Coca-Cola, por trazer um clima mágico e envolvente em seus comerciais.

Walfrit Schreiner, ainda da equipe de redatores da Projetual, citou os famosos comerciais da BomBril, que, com seu simpático garoto-propaganda, cativou inúmeros brasileiros que acompanharam toda a trajetória de crescimento da marca e do personagem, gerando uma forte ligação entre a marca e o consumidor.

Hemilly Roque, de Planejamento e Mídia, lembrou a impactante campanha “A semana”, da revista Época, que demonstra a relatividade do tempo em diferente óticas.

Rafael Alessandro, da redação, comentou sobre o conceito usado no lançamento do perfume Fame, da cantora Lady Gaga, que transformou o comercial em um curta e rapidamente se tornou um sucesso entre a mídia. “Explora bem o negro, pois foi o primeiro perfume com líquido preto e usaram isso bastante durante o comercial”, conta.

Leandro Borges, diretor de arte, relembrou a campanha que o motivou a seguir a carreira publicitária: o aclamado comercial do jornal Folha de São Paulo, que traz à tona a importância do cuidado com as fontes de informação e traz a frase: “É possível contar um monte de mentiras dizendo só a verdade”.

Pequenas ou grandes produções, simples ou complexas, curtas ou longas, a verdade é que as propagandas são grande parte da cultura mundial, e ajudam a criar o mundo que conhecemos hoje, fornecendo referências, criando tendências e ditando hábitos desde seus primórdios.

Neste grande dia a Projetual parabeniza todos os Profissionais de Propaganda, pela sua criatividade, inventividade, coragem e audácia na hora de criar história. Parabéns!