Categoria mais acessadas no Youtube

Cada vez mais empreendedores e influenciadores digitais investem no Youtube como forma de divulgar suas marcas. Dez anos depois de ser criado, o canal de compartilhamento de vídeos é a segunda plataforma social com mais acessos no mundo, com mais de um bilhão de usuários ativos.

E no Brasil não é diferente, como já vimos aqui, são mais de 80 milhões de usuários ativos no Youtube, um dado que é aproveitado pelas empresas que divulgam seus serviços e produtos. Na verdade, as categorias mais vistas no Youtube dizem muito sobre como a plataforma pode ser aproveitada comercialmente. Vamos dar uma olhada?

1º: Review de produtos

Segundo o site MediaKix, a categoria de reviews de produtos – geralmente influenciadores digitais que conferem e opinam sobre produtos e serviços abertamente – é a mais popular no Youtube. O que motiva isso é principalmente o fato de as pessoas confiaram nas informações repassadas pelo Youtube nesse sentido: segundo o Think With Google, cerca de 62% dos consumidores atuais assistem a reviews dos produtos antes de decidir fazer a compra.

Como já vimos aqui, já não é novidade que influenciadores digitais façam parte de estratégias de divulgação de produtos. É cada vez mais comuns que as marcas trabalhem em conjuntos com pessoas que tenham muitos espectadores no Youtube, enviando produtos e novidades para que elas divulgam em seus canais. Não é uma má ideia, não é?

2º: Vídeos de “como fazer”

Vídeos de tutoriais, explicando como fazer artesanato, pequenos apetrechos e até tarefas do dia a dia – como maquiagem, por exemplo – são a segunda categoria mais visualizada no Youtube. Segundo a Think With Google, ano após ano, pesquisas de tutoriais crescem até 70% na plataforma.

Para as empresas, esse tipo de vídeo pode ser aproveitado de maneiras mais específicas, de acordo com o que a marca faz. Os vídeos podem ensinar a utilizar certos produtos, dar dicas de como utilizá-los, ou até ensinar determinadas coisas.

Tutoriais youtube - blog projetual
Os tutoriais de Nikkie, uma grande digital influencer do Youtube, são extremamente profissionais e diversificados. Ela traz formas extremamente criativas de utilizar a maquiagem, ao mesmo tempo que divulga diversos produtos. Seu canal tem quase 8 milhões de inscritos. Imagem: Youtube.

 

3º: Vlogs

Nos últimos dez anos, o Youtube também ajudou a fazer nascer uma nova categoria de vídeos: os vlogs. Hoje, essa categoria que cresceu tanto graças ao Youtube é a terceira mais popular da plataforma. Aqui, se destacam aqueles canais de atualizações quase diárias, que atraem espectadores que querem ouvir falar sobre diversos assuntos.

4º: Video-games

Pode-se dizer que o Youtube é a principal rede para os gamers. Os vídeos que mostram pessoas testando e jogando os novos games – chamados de “gameplay” em inglês – e fazendo reviews sobre os jogos são a quarta categoria mais famosa do Youtube. Esse tipo de conteúdo é muito bem vindo para os jogadores, que costumam sempre pesquisar antes de comprar um novo game.

Essa é uma informação muito útil para empresas que trabalham tanto com venda de eletrônicos – vendendo consoles de videogame, claro – quanto com venda de jogos. Fazer reviews e gameplays de novos jogos que chegam nas lojas, por exemplo, é ótimo para atrair atenção para o comércio.

Outras categorias famosas

Entre as dez categorias com mais acessos no Facebook, a MediaKix ainda traz outras que podem ser utilizadas pelas marcas e empresas e diversos ramos. Em sexto lugar, por exemplo, aparece os vídeos de maquiagem, que mostram exclusivamente pessoas se maquiando com intuito de instruir as outras. Para empresas de cosméticos ou marcas de produtos de beleza, esse tipo de conteúdo tem potencial para movimentar um canal no Youtube voltado a dicas de como utilizar os produtos da empresa, por exemplo.

Já em nono lugar aparecem os vídeos educacionais. Nesse caso, as escolas de idiomas, por exemplo, podem criar vídeos tutoriais para instruir seus alunos e outros a várias questões das línguas ensinadas na escola – pronúncia, gramática, vocabulário, etc. Portanto, instituições de ensino também conseguem ter um nicho muito movimentado no Youtube para criar conteúdos diversos.

Por quê e como ter um canal no Youtube

Já falamos em um texto anterior, que você pode conferir aqui, sobre as vantagens de criar um canal no Youtube para sua empresa. Além de trazer mais maneiras de divulgar seus produtos, com muita criatividade e irreverência, ter um canal na plataforma também traz autoridade para sua empresa, mostrando que você procura de várias formas trazer informações sobre seus produtos e serviços.

Além disso, o canal é mais uma forma de manter contato com seu cliente e fidelizar seu público. Quem gosta de seus produtos e procura sua marca, vai querer saber o que você tem a dizer. O formato do vídeo é ótima para trazer informações mais completas, já que quem procura esse tipo de conteúdo não está procurando informações rasas.

 

E então, está interessado em inserir sua marca no Youtube de uma maneira eficiente e profissional? Então venha conversar com a Projetual. Temos o conhecimento e experiência necessária para saber exatamente como posicionar sua empresa nessa plataforma. Fale conosco!

 

Por redação Projetual.