Redação para blog - Projetual

Quem conhece a Projetual sabe que nós achamos que a redação para blog é uma das estratégias essenciais para atrair públicos e fortalecer a autoridade de uma marca. E não é à toa, já que sabemos que ela traz resultados.

Segundo informações recentes, pequenos negócios que possuem blogs conseguem garantir cerca de 126% mais potenciais consumidores do que negócios que não possuem estes canais.

No entanto, saber para que serve e como fazer a redação para blog é essencial para garantir estes bons resultados.

Com nossa experiência no assunto, tentaremos esclarecer coisas bem essenciais: como esta forma de conteúdo pode ajudar uma empresa; como os textos são escritos; quais suas diferenças entre as outras formas de texto; e, claro, para que servem. Veja só.

Entendendo o tipo de conteúdo

Você lembra o que é inbound marketing? Se não, vamos explicar rapidinho. Basicamente, nos referimos à criação de uma série de estratégias que procuram aproximar um potencial cliente da marca oferecendo algo que atraia a sua atenção. Para muitas empresas, a redação para blog desempenha um papel essencial entre as abordagens.

Como? É que um dos pilares do inbound marketing é o marketing de conteúdo, que significa procurar atrair a atenção do cliente oferecendo uma série de informações que possam ajudá-lo em alguma coisa. Esse conteúdo pode ser veiculado através de redes sociais, por e-mail, no site das empresas, em canal no Youtube, através do blog.

No marketing digital, outras pilares importantes do inbound marketing são as estratégias de SEO e a estratégia em redes sociais.

Para que serve a redação para blog

Vamos começar pelo óbvio. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, um blog não é apenas um canal para divulgar produtos da empresa, tentar atrair clientes para compras e seduzi-lo com tudo que faz um produto ou serviço ser especial.

No marketing de conteúdo, o relacionamento estabelecido com o público é um fator decisivo para criar confiança e atrair. É importante saber o que seu público quer ler e aprender, e por público queremos dizer desde aquelas pessoas que acompanham suas publicações há tempos até aquelas que você quer conquistar.

A redação para blog, então, deverá escolher entre uma série de temas e abordagens possíveis para delimitar o que é capaz de atrair a atenção do público.

Trabalhando de forma eficiente e responsável, este tipo conteúdo será um dos maiores pilares para a construção da autoridade da marca perante o público.

Redação para blog - Projetual
Redação publicitária não se trata necessariamente de vender, nem de que falar para todo mundo de forma igual. Imagem: Illustration Store.

O que pode ser escrito

Pode ser um texto informativo, ideal para aquele público que gosta de se manter atualizado e aprender sobre o seguimento da empresa. Pode ser também um texto de dicas, que trará informações que irão melhorar e facilitar a vida do leitor.

O texto comercial, claro, não fica de lado. Pode ser produzido um conteúdo que apresenta novidades e qualidades dos serviços prestados e produtos feitos pela empresa. No entanto, a abordagem e escrita desse texto levará em consideração o público leitor, escrevendo de forma familiar e atraente para ele.

Dentro dos formatos abrangidos pelo blog também está o storytelling, que geralmente é um tipo de texto em que se conta a história e formação da empresa. Diferente de um texto institucional – aquele do tipo “Quem somos” -, o storytelling é um texto mais afetivo, que procura informar as qualidades da empresa de forma a tocar também no emocional do leitor.

Basicamente, a redação para blog leva em consideração a principal premissa do inbound marketing: a atração.

 

Fatores levados em consideração

Aqui na Projetual, quando nossos produtores de conteúdo trabalham com redação para blog, determinadas coisas são sempre levadas em consideração, mesmo que bastante abrangentes.

Afinal, acima de tudo devemos dizer que não existe uma fórmula exata que determine como será cada frase e afirmação de um texto.

Esse relativismo existe porque quem escreve levará em consideração desde a imagem da marca até a persona estabelecida para o público.

Essas definições acabam influenciando o tema escolhido para o texto, a forma da escrita, o tamanho, a linguagem utilizada, entre outras coisas. No entanto, como o público visado e conteúdo escolhido pode sempre mudar ao longo do tempo e de empresa para empresa, todos esses fatores acabam se alterando em diferentes casos.

É preciso levar em consideração que cada pessoa gosta de ler coisas diferentes, em formatos diferentes, de formas diferentes. Na redação para blog, o redator experiente tentará fazer com que aquele texto “fale” ao mesmo tempo de forma personalizada e abrangente.

Existem também outros fatores levados em consideração. A jornada de compra do cliente, por exemplo, que tem a ver com os diferentes estágios em que um lead passa até se tornar um consumidor, também pode delimitar o tipo de conteúdo criado.

Outros fatores são os próprios pilares do inbound marketing dentro do marketing digital: o SEO e o trabalho das redes. A redação para blog eficiente levará sempre em consideração a visibilidade que aquele texto terá nos mecanismos de busca – especialmente o Google – e como se relaciona com a imagem da marca na internet e redes sociais.

Aprendendo mais sobre redação para blog

Esperamos que nossas pequenas explicações tenham servido para iluminar um pouco suas ideias sobre a redação para blog e, acima de tudo, perceber o quão importante ela é.

Recentemente, a Projetual teve o prazer de entrevistar um amigo e antigo colaborador da empresa, o redator publicitário Igor Francisco, diretor da if Assessoria Criativa

No vídeo abaixo, Igor conversa com a gente sobre a utilidade da redação publicitária, suas particularidades e objetivos. Se você quiser aprender mais sobre o assunto, esse é um conteúdo indispensável.

Para mais informações, notícias e dicas sobre o mundo do marketing digital, continue acompanhando os canais da Projetual! Além do blog, também temos canal no Youtube, no Instagram e fan page, todos sempre recheados de conteúdos bacanas. Até a próxima!


Por redação Projetual, com informações de if.