Redação publicitária: o que não escrever

Redação publicitária: o que não escrever

As palavras têm o poder de conectar pessoas e espalhar mensagens. E os textos são a compilação de palavras e ideias e que podem ser usados em diversas ocasiões. Ou seja, representam uma ferramenta estratégica para a elaboração de redações publicitárias, pois desenvolver o conteúdo adequado a cada segmento de público-alvo é extremamente importante para empresas que querem consolidar seu negócio.Afinal, é ele que garante o tráfego qualificado para os sites e, consequentemente, as conversões.

Confira, neste texto, dicas importantes para não errar na redação publicitária!

A importância de uma boa redação publicitária

A redação publicitária impacta diretamente o desenvolvimento de um negócio. Um bom texto atrai as pessoas certas, provocando nelas algumas reações. As palavras influenciam diretamente as decisões. Uma evidência disso são os call-to-actions (CTAs), que são botões de ações que precisam ser precisos a ponto de persuadir os leitores a passarem para uma próxima etapa no funil de vendas.

Para criar engajamento e se tornar referência em um segmento, é preciso construir um planejamento de conteúdo, criar textos pensados para a sua persona e gerar informações úteis aos seus usuários. Tudo isso deve se refletir no momento da redação.

Redação publicitária com responsabilidade

Todas as profissões têm um manual de boas práticas. Mesmo que essas regras não estejam elencadas materialmente, há geralmente um consenso do que é indicado fazer ou não em determinado trabalho.

No mundo da publicidade e comunicação em geral, o produtor de conteúdo não deve cometer erros na hora de produzir textos. Um conteúdo de má qualidade, preconceituoso ou ofensivo pode acabar com a credibilidade de um negócio e até destruir uma marca.

É verdade que um redator publicitário tem licença poética para “brincar” com as palavras e regras gramaticais com o propósito de atrair a sua persona. Mas tudo deve ser feito com bom senso e com a consciência de que o objetivo central é que o destinatário entenda a mensagem e tenha a reação prevista no planejamento e desenvolvimento da peça.

Erros mais comuns da redação publicitária

Na produção de texto, alguns detalhes fazem toda a diferença. Elencamos alguns erros que não devem ser cometidos. Confira!

Humor excessivo ou desnecessário

O humor pode ser usado nas redações publicitárias desde que tenha a função de criar vínculo e empatia com o leitor em determinados momentos. Mas a escolha desse caminho dependerá de uma série de fatores.

A persona se identificaria com esse tipo de conteúdo? A marca tem afinidade com essa forma de abordagem? Essa análise é muito importante para não cometer gafes.

Já imaginou encontrar trocadilhos e piadinhas em um texto médico ou jurídico que abordam um assunto grave? Certamente, isso daria ao leitor a impressão de que a empresa gosta de brincar com assuntos sérios e a credibilidade da marca seria comprometida.

Linguagem inadequada ao público

Outro fator que deve ser evitado é a linguagem inadequada a determinado segmento. Por isso, é tão importante identificar o seu público-alvo e personificar o seu cliente ideal na forma de uma persona.

Desse modo, será possível pensar em como aquele público quer receber conteúdo e, posteriormente, definir abordagens para persuadir o usuário. Por exemplo, se a persona for alguém de 25 a 35 anos, que tem como hobby jogar videogames e consumir filmes e seriados estrangeiros, será possível criar um conteúdo mais jovem e até com alguns estrangeirismos e gírias (sem exagero, claro). Em outros casos, como no caso de grandes executivos ou mesmo pesquisadores, será imprescindível evitar gírias e coloquialismos.

O mais importante entretanto é que, ainda que o conteúdo seja escrito para um público específico, qualquer pessoa consiga, pelo menos, ler e entender o que está proposto naquele texto.

Falta de preocupação com a escaneabilidade

Apesar de ser de extrema importância, a escaneabilidade ainda é um fator ignorado por muitos redatores publicitários. Esse princípio visa dinamizar a leitura de um texto, visto que, apesar de estarmos aumentando o tempo em que permanecemos conectados, o tempo que temos para ler e absorver conteúdos é cada vez menor.

Escrever com escaneabilidade é produzir os textos em blocos e unidades que facilitem a leitura. É indicado que cada parágrafo tenha entre 3 e 6 linhas e que subtítulos sejam criados para separar os temas na forma de tópicos. As imagens, as palavras em negrito e as listas também ajudam a colocar em evidência a essência do texto. Mas nada de exageros, hein?!

Dessa forma, o leitor conseguirá captar rapidamente a ideia central do texto e perceber se é aquele conteúdo mesmo que ele estava procurando. Se for, ele passará mais tempo no seu site e poderá até se interessar por outros conteúdos linkados no texto.

Erros de Língua Portuguesa

Nada afasta mais um leitor do que eles. Não há desculpas para o cometimento de erros de português, pois podem acabar com a credibilidade de quem está passando a informação. Imagine que você é especialista em uma área e está escrevendo um e-book sobre o tema.

Logo nas primeiras páginas, o leitor percebe a palavra análise escrita com Z, assessoria com Ç e outros equívocos ortográficos e gramaticais. Nesse momento, ele começa a se questionar se realmente você é especialista da área, considerando que nem consegue escrever corretamente.

E além da correção gramatical, preocupe-se também com a clareza e tome muito cuidado na hora de cortar trechos do texto. Você pode excluir informações preciosas e que davam sentido ao assunto.

Fuga do tema central

Imagine que você é  um usuário fazendo uma pesquisa na internet para comprar um novo produto. De repente, você encontra um texto que supostamente teria a ver com esse produto, mas, ao ler o conteúdo, você percebe que não é exatamente uma análise sobre o produto. Apenas uma série de informações inúteis para você naquele momento. Frustrante, não acha?

Criar uma pauta evita que erros como esse aconteçam. Ao seguir as direções indicadas nela, você terá a certeza de que o conteúdo elaborado estará alinhado com o propósito do produto e com as estratégias da marca e que conterá palavras-chave adequadas para aquele conteúdo.

Uso excessivo de sinais de pontuação

Os sinais de pontuação existem dar sentido às frases. Esses recursos, entretanto, têm objetivos específicos, como mudar a entonação daquilo que está escrito, evidenciar se a frase é uma pergunta ou dar ênfase a uma informação. Evita usá-los repetidamente num mesmo ponto, pois essa “estratégia” não exaltará a informação e nem atrairá a atenção do leitor.

Por fim, é importante sempre revisar o conteúdo e, se possível, pedir que outros profissionais o revisem também.

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