é importante mensurar resultados de marketing digital

Imagine que você decida se aventurar na cozinha, preparando uma sofisticada refeição. Convida alguns amigos e a família para degustar o sabor do seu novo dom. No final, quando você se senta para comer, percebe que esqueceu de colocar o sal e logo pergunta: por que ninguém me avisou antes?

Parecido com o exemplo, as campanhas de marketing digital são como cozinhar. Elas têm muitos passos e contam com métricas importantes, que são acompanhadas para alcançar os resultados que você quer.

Mas algumas pessoas se perdem na quantidade de informações que podem medir. Afinal, é possível medir praticamente tudo: da quantidade de cliques que um anúncio gerou até o tempo médio que uma pessoa passa na sua página.

Por isso, agências que trabalham com essas estratégias têm expertise nessas métricas e entendem quais são relevantes ao seu projeto. Então, se você gosta de resultados de alto impacto, continue lendo este post e confira alguns motivos para mensurar os resultados de marketing digital e otimizar as suas campanhas!

Resultados de marketing digital dependem de metas claras

Se o seu negócio está na melhor época para fechar vendas, certamente suas campanhas também estão alinhadas para isso. Assim, você precisa mensurar, por exemplo, o CPC (custo por cliques) para descobrir o CPL (custo por leads) dos anúncios pagos.

Para o tráfego orgânico, é preciso descobrir a taxa de conversão dos seus visitantes em clientes. Já outros indicadores são principais no acompanhamento da sua estratégia, independentemente do seu ramo de atuação.

O ROI, ou Retorno Sobre Investimento, calcula se o valor que você está investindo é superior ou inferior ao que você conseguiu obter com a campanha. Para analisá-lo, outras duas métricas são muito importantes:

  • o CAC (Custo de Aquisição do Cliente), que aponta quanto, em média, você gasta para conseguir um novo cliente para a empresa);
  • e o LTV (Lifetime Value, ou Valor do Tempo de Vida do Cliente), que aponta o valor médio de consumo de uma pessoa na sua empresa quando existem vendas recorrentes. No caso das vendas únicas, você precisa calcular qual é o valor do ticket médio por compra.

Enfim, acompanhando esses resultados de forma periódica (no geral, mensalmente), ficará claro para todos da empresa qual objetivo vocês querem alcançar, e se estão no caminho certo.

Entender o cliente

Se você está sempre acompanhando os resultados, sabe o que está dando certo e o que não está. Você pode, por exemplo, decidir incluir o WhatsApp como forma de comunicação, por ser uma tendência no mercado corporativo, mas perceber que a sua audiência não interage por lá.

De fato, os resultados de marketing mostram de forma concreta como está acontecendo a jornada do cliente dentro do seu funil de vendas. Assim, você consegue entender de onde vem a sua persona, quais canais de comunicação ela prefere usar e o que a atrai e converte melhor.

Se você tem uma boa taxa de abertura de e-mails, mas a taxa de cliques em e-mail é baixa, significa que você precisa melhorar o seu CTA (Call-to-Action, ou, em português, Chamada Para Ação).

Essa é a parte responsável por fazer a pessoa interagir com o conteúdo, realizando um comando que você sugere. Pode ser clicar em um link, responder o e-mail ou compartilhar nas redes sociais, por exemplo.

Corrigir possíveis falhas

Na execução de uma campanha, pode surgir um grande problema que precisa ser resolvido rapidamente. Nesse sentido, se você já mede o que está acontecendo, ganha agilidade e certeza para agir.

Você pode perceber, por exemplo, que os seus clientes navegam pelo seu site e blog por dispositivos móveis, mas que só realizam compra em computadores desktops, clicando em e-mails. Nesse caso, a geração de leads e a otimização dos emails marketing serão o foco para ação.

Outro exemplo é a empresa paulista Best Berry, que oferece um cardápio de lanches saudáveis para todo o Brasil.

Ela estava com dificuldade em encontrar um canal para falar com a sua persona e alimentar o funil de vendas. Então, seus gestores encontraram no Instagram uma oportunidade na mudança de posicionamento, ampliando as vendas em 85% em comparação ao mês anterior, conseguindo uma redução no CAC de 57%.

Ter controle do orçamento de marketing

Assim como na bolsa de valores, acompanhar o investimento dos planejamentos pode parecer abstrato. Por isso, é recomendável procurar uma corretora para entrar no mundo das ações — assim como os resultados de marketing também são potencializados se você buscar por uma agência ou pessoa especializada no assunto.

Por outro lado, ainda é importante entender e acompanhar a mensuração, para que você possa controlar o orçamento de acordo com metas realistas para o crescimento da sua empresa.

É importante considerar o histórico de vendas e a economia no seu segmento de atuação e calcular o LTV, ou ticket médio, para descobrir a margem por venda. Quanto mais você investir de maneira inteligente, melhor será o seu resultado de marketing.

Motivar suas equipes

O plano estratégico serve para definir e apresentar para todos os seus colaboradores o que vocês pretendem alcançar. Assim, o monitoramento das ações, mensurando o retorno de cada etapa, permite que você inspire tanto o time de marketing quanto o pessoal das vendas a bater as metas estabelecidas.

É comum que o pessoal do marketing esteja desalinhado com o time de vendas da empresa. Por isso, com o marketing digital surgiu o conceito de vendarketing, que une esses dois setores, melhorando a comunicação entre eles e lhes mostrando que o objetivo é comum: realizar a venda.

Nesse sentido, o marketing trabalha os prospects até que eles demonstrem a oportunidade de fechar negócio, entregando para o setor de vendas e aumentando as conversões em clientes.

E você pode aproveitar isso para observar o desempenho de forma individualizada, estimulando a performance de cada funcionário ou setor necessário.

Garantir o sucesso dos seus resultados de marketing

Acompanhar toda a campanha, entendendo o que precisa ser medido para saber se você atingiu as metas de cada etapa, te permite manter o foco. Assim, você entende melhor como age o seu cliente e quais são os melhores canais para interagir com a sua audiência.

Você pode prever e evitar possíveis falhas, corrigindo o curso sempre que necessário, além de aproveitar oportunidades que se apresentam ao longo do caminho.

Além disso, ao descobrir como mensurar suas ações você tem controle sobre o orçamento, e é capaz de prever o retorno do investimento. E ainda aumenta o impacto do plano, alinhando, motivando e entendendo a performance do pessoal de marketing e vendas — ou vendarketing, para definir melhor.

Enfim, gostou do post? Agora que você sabe da importância de medir os seus resultados de marketing digital, já pode entrar em contato com a gente e levar o seu negócio para um próximo nível!