Saiba como surgiu o “Garoto Bombril”, um dos personagens mais icônicos da propaganda brasileira

Saiba como surgiu o “Garoto Bombril”, um dos personagens mais icônicos da propaganda brasileira

Se você assistiu TV, principalmente entre os anos 80 e começo dos anos 2000, deve conhecer a famosa figura do “Garoto Bombril”, interpretado por Carlos Moreno, o personagem que figura no livro do recordes como campanha de maior duração do mundo, que ficou no ar entre 1978 e 2004 e fez a diversão dos telespectadores a cada novo comercial.

Quando pensou no conceito do seu garoto-propaganda, a Bombril não tinha noção do sucesso que ele teria. A ideia era fugir do estereótipo que estava sendo praticado na época e apresentar um personagem frágil, que aproximasse o público-alvo, majoritariamente feminino, da marca.

Em meio a busca pelo ator perfeito para o papel, Oscar Caporalli, sócio de André Bukowinski na produtora ABA, ao prestigiar um peça de teatro em São Paulo, encontrou em Carlos Moreno a pessoa certa para a missão. Moreno fez o teste, foi aprovado e começou a sua jornada rumo ao sucesso nas telinhas, sendo um dos maiores ícones da TV brasileira.

O sucesso foi tão grande que as propagandas protagonizadas por Moreno foram premiadas internacionalmente e servem de referência até hoje para diversas peças que são criadas, e são figurinhas carimbadas em salas de aula de cursos de comunicação Brasil afora.

A campanha ficou tanto tempo no ar que nos permitiu, com ela, acompanhar as mudanças na própria sociedade brasileira e grandes momentos da história mundial, assim como acompanhar a evolução do personagem e do ator de acordo com a passagem do tempo.

Confira alguns dos principais comerciais estrelados pelo “Garoto Bombril”:

  • O primeiro;

  • A demissão;

  • A recontratação;

  • Época de eleições;

 

Fonte: Exame, Leia! Publicidade.