SEO: entenda como ele pode fazer com que você venda mais

Somente estar presente na internet através de um site, blog ou loja virtual não garante que sua marca, produto ou serviço se destaquem. O Google, o maior mecanismo de busca na web, à frente do Yahoo! e do Bing, funciona com o conceito básico de fornecer resultados para determinados termos de busca. Mas se milhares de sites contém o mesmo termo, como sei qual é o primeiro resultado que vai aparecer na lista? O complexo algoritmo de buscas do Google leva em conta uma série de pontos sobre uma página, determinando assim seu ranqueamento. Mas como aparecer no topo?

Basicamente o que se espera para aparecer no topo é que seu site ofereça ao usuário exatamente o que ele busca, para isso o Google analisa o site, página por página, para encontrar o que pode ser mais relevante para responder a pesquisa que o usuário faz.

Pode parecer simples que, se você vende exatamente o que o usuário busca, seu site deve ser o primeiro. Mas esse algoritmo busca e valoriza os detalhes. Por exemplo, se o Google considerar que a informação não está clara ou o acesso é um pouco mais difícil, isso deixará o site entre as últimas opções de resposta.

Por isso, não adianta apenas ter um site de fácil navegação, que venda o que o usuário procura e que traga as informações necessárias. É preciso dançar conforme a música do Google.

E é aí que o entra o SEO (Search Engine Optimization), um conjunto de ações, técnicas e estratégias necessárias e essenciais para se ter uma boa classificação nas buscas. Uma página bem administrada em termos de SEO permite um melhor posicionamento, de acordo com as palavras-chave relacionadas ao seu assunto. É por mais simples que possa parecer é preciso conhecer essas técnicas para fazer com que o site se destaque de maneira positiva em meio a tantos outros.

Foto: Reprodução/SEO Master

O processo de elevar a posição da página retorna em maior visibilidade ao site e à marca, favorecendo a empresa. Um ponto ainda mais positivo é que mediante um trabalho sério de SEO, o cliente atraído é justamente aquele que busca o seu produto ou serviço, não somente o que está na internet e cai no seu site por acaso, tornando maiores as chances de se ter uma compra efetuada. A segmentação do público portanto traz ainda melhores resultados à companhia.

Orgânico vs. Pago

No Google, as buscas rendem dois tipos de resultados: o orgânico (SEO) e o pago (Adwords). Enquanto que no segundo você precisa pagar para ter um anúncio destacado, o trabalho de SEO permite que sua página seja otimizada, aparecendo no topo sem que você precise pagar para o Google. Dependendo da concorrência do termo buscado, conseguir se posicionar nos primeiros lugares da busca pode ser uma tarefa árdua e demorada, sendo mais fácil recorrer ao Adwords. Contudo, outras palavras são menos concorridas, dando chance para que um bom trabalho de SEO seja feito, tornando sua página mais forte em termos de Google, ferramenta que irá direcionar uma maior quantidade de clientes interessados para a página.

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Fontes: Daniel Imamura, Appiness, Search Engine Land, SEO Master

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