Sociedade heterogênea. Publicidade homogênea: uma fórmula que não funciona mais

Sociedade heterogênea. Publicidade homogênea: uma fórmula que não funciona mais

Recentemente, um estudo realizado pela McKinsey & Company destacou que quase 20% de todos os orçamentos para marketing são mal utilizados nas grandes companhias, o que em uma escala global pode representar cerca de US$ 200 bilhões desperdiçados. De acordo com o levantamento, um dos principais problemas é que as métricas não são conectadas realmente com a necessidade das empresas. O que podemos concluir com isso? Acompanhe abaixo.

Uma métrica é aquele dado que você analisa após investir esforços (financeiros e intelectuais) em uma determinada estratégia que, por fim, é aplicada em mídias diferentes a fim de atrair resultados. Por exemplo: no FB uma empresa encontrará diversas métricas para analisar após investir em produção de conteúdo para a sua fan page, ou ainda um veículo impresso ou até mesmo a TV podem apresentar relatórios com o sucesso – ou fracasso – de um determinado anúncio.

No entanto, o que esse estudo pode nos ajudar a perceber é que o investimento feito pelas empresas não pode ser mais feito da mesma maneira que sempre foi, ou seja, não dá mais para pensarmos em fórmulas de planejamento de mídia como, por exemplo, aqueles que dizem que precisamos sempre investir x em outdoors, y em spots de rádio e outros z em anúncios impressos. Isso não funciona mais, e por um único motivo: a sociedade é heterogênea e consome publicidade muito diferentemente do que fazia antes.

Assim com a Sociolingüística nos diz que a norma culta não funciona para a comunicação, porque as pessoas se comunicam de maneiras que fogem à regra, assim a publicidade deve se perceber. A sociedade é heterogênea e isso só tende a aumentar, então não existe mais como investir em fórmulas prontas. A análise do que deve ou não ser feito precisa ser feita constantemente, diariamente, nestes casos, porque as chamadas “novas mídias” – que na verdade já são velhas -, se renovam a cada instante.

A criatividade que as agências de publicidade vendem não consegue mais se inserir exclusivamente nos canais tradicionais, e simplesmente porque as pessoas não estão mais consumindo apenas a partir desses canais. Então, pensar em novas maneiras de atingir o público é uma necessidade latente. Heterogeneidade não pode ser trabalhada a partir de práticas homogêneas.

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Por redação Projetual Comunicação.

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