Storytelling na publicidade: saiba como criar conteúdos emocionantes para a sua marca

Storytelling na publicidade: saiba como criar conteúdos emocionantes para a sua marca

Criar conteúdos que encantam e emocionam o leitor é uma ferramenta muito poderosa na publicidade. Uma boa propaganda faz com que o indivíduo se identifique com o conteúdo e também ajuda a criar uma relação de  afeto com a marca.

Já falamos aqui sobre o que é storytelling, de forma geral, mas hoje você irá aprender um pouco mais sobre o storytelling na publicidade. Vamos explicar o que é esta técnica de escrita e também como você pode utilizá-la para criar conteúdos ricos e criativos para a sua marca.

 O que é Storytelling?

Storytelling é uma técnica de escrita que busca envolver a pessoa numa história de forma ampla e aprofundada. Isso acontece por meio da jornada entre o leitor e o texto. Em outras palavras, pode-se dizer que o storytelling é a arte de contar histórias.

Esta técnica de escrita é, muitas vezes, lúdica e leva o indivíduo a conhecer outros universos, além dos benefícios específicos do produto. Mas para fazer isso, a emoção e a criatividade são peças-chave nesta técnica.

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Como aplicar storytelling na publicidade?

A técnica de storytelling pode ser aplicada de forma pontual em um texto publicitário ou em todo conteúdo. Ainda que elementos fantásticos possam ser criados ao longo da história, é preciso trabalhar com elementos reais para que sua persona se identifique, de fato, com o conteúdo proposto.

Ao escrever um conteúdo publicitário é preciso que na trama, o personagem principal supere um desafio. A resolução do problema, que é o desfecho da história, pode ser quando o cliente adquire o produto ou serviço da sua marca.

 A criação de uma história na publicidade está quase sempre ligada à Jornada de um Herói, conceito proposto no livro: “Jornada de Herói”, do escritor Joseph Campbell.  Para aplicar storytelling na publicidade, você deve seguir os seguintes passos ao escrever a sua narrativa:

  • Considerações Iniciais: criar uma introdução para contextualizar os problemas que serão enfrentados ao longo da trajetória;
  • Recusa ao chamado: exibir o problema a ser abordado (que é a dor do personagem) e mostrar a recusa ao chamado ( que é a parte que a pessoa se recusa a resolver o problema);
  • Mentoria: a orientação de um mentor (que pode ser um personagem humano ou não) deve guiar o personagem principal a tomar uma determinada decisão;
  • Desafio: incluir um desafio na vida do personagem principal da trama. Este é aquele momento em que o personagem se depara com o problema e precisa, de fato, resolvê-lo;
  • Resolução: na literatura é aquele “felizes para sempre”, na publicidade é aquele momento em que o personagem resolve o problema. Muitas vezes, esta resolução é feita quando ele compra um determinado produto ou serviço.

Um conteúdo de sucesso é aquele que envolve a pessoa, que a emociona e também cria identificação. Aplicar storytelling na publicidade é uma boa estratégia para criar uma relação de afeto entre o consumidor e a marca. Use gatilhos mentais para criar uma boa narrativa, seja coeso, claro e criativo.

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