4 Tendências de Marketing que vieram para ficar em 2022!

4 Tendências de Marketing que vieram para ficar em 2022!

O ano de 2022 veio com tudo! Muitas mudanças no marketing que estavam apenas acenando durante o ano passado, serão finalmente consolidadas no ano presente. Sejam mudanças nas ferramentas, no relacionamento com o cliente ou nas maneiras de fazer a gestão do seu negócio, é preciso ficar de olho!

A seguir você vai descobrir quais são as 4 tendências que podem mudar o seu negócio e aumentar muito mais os seus resultados!

A nova cara do Marketing de Influência

No marketing digital os grandes números sempre ganharam destaque e visibilidade. O grande volume de usuários em uma determinada plataforma, ou até mesmo o pesado investimento que muitas empresas fazem em publicidade digital, sempre ganharam destaque. Mas em alguns aspectos, o volume nem sempre deveria ser considerado em primeiro.

Com a ascensão do marketing de influência, os olhos de muitas empresas se voltaram para influenciadores com grande quantidade de seguidores. O que até então era o único foco de qualificação de um influenciador. Porém, as marcas logo perceberam que algo muito mais importante que o volume, é o engajamento. A interação e a conexão que o influenciador tem com o seu público é o que de fato interessa.

Então no ano de 2022, o que mais ganhará espaço entre as marcas e o público, são aqueles influenciadores que têm a capacidade de engajar um público fiel dentro de uma comunidade, independente do seu tamanho. E, além disso, as marcas também precisam se preocupar se sua visão e os valores estão de acordo com o que determinado influenciador carrega.

Organização de eventos presenciais e híbridos

Um dos grandes marcos do ano de 2021 foi o avanço da imunização através das vacinas. Tal progresso deu liberdade para que alguns governos reduzissem as medidas restritivas e dessem liberdade para alguns eventos presenciais.

Entretanto, mesmo com os avanços dos programas de vacinação, ainda há um ar de incerteza e insegurança a respeito de quando não haverá mais preocupações com o contágio. Por isso, grande parte dos consumidores ainda irão evitar eventos públicos.

Com isso, as empresas devem estar atentas a dois tipos de público: Os que se sentem à vontade em eventos presenciais e os que ainda sentem insegurança. Desse modo, os eventos híbridos (participação online e presencial), devem sempre estar no calendário das empresas.

Marketing de conteúdo e SEO

Muitas mudanças estão para acontecer em 2022 nas ferramentas de publicidade digital. Há pouco tempo atrás o Google anunciou que não vai mais coletar cookies de terceiros nos sites.

Para quem não está familiarizado com o termo, os cookies são informações que os usuários deixam para as plataformas ao navegar por um site. A partir dessa coleta, as ferramentas de publicidade se tornavam cada vez mais eficazes, uma vez que tinham a capacidade de mapear segmentações e públicos.

Essa mudança pode indicar que muitas coisas serão diferentes no futuro. Não somente no Google, mas em outras grandes empresas como o Facebook.

Devido a insegurança gerada através desse cenário, muitas empresas estão criando estratégias de médio e longo prazo para a criação de conteúdo e um melhor posicionamento nos mecanismos de busca (SEO). Com isso, novos visitantes e clientes encontrarão as marcas de forma orgânica e mais barata.

Integração entre Marketing e Vendas

Em muitas empresas, é comum encontrar o setor de marketing e vendas separados. Diretores de marketing de um lado e diretores comerciais de outro. Se isso é certo ou errado, não é do que se trata esse ponto. Mas o fato é que a comunicação de marketing, que encontra e atrai o cliente, em alguns casos, não está em harmonia com o que é discutido na mesa de negociação com o time de vendas.

Para uma empresa ser bem sucedida no ambiente digital, é necessário que a sua abordagem com o cliente seja uniforme em todos os canais. O cliente precisa encontrar uma comunicação sem arestas ou divergências. Caso contrário, ele irá recuar em sua decisão de compra.

Por isso, é preciso repensar qualquer separação de fluxos de trabalho ou processos entre o time comercial e o de vendas. Nesse caso, o maior beneficiário é o cliente!

Essas mudanças são apenas o começo!

Tendo você percebido ou não alguma dessas tendências, elas são apenas o começo dos desafios que 2022 trará! Então se você deseja manter a sua empresa preparada para qualquer cenário, a Projetual está aqui para te ajudar!

Entre agora mesmo em contato conosco. Vamos criar juntos a melhor estratégia de marketing digital para o seu negócio!

Fonte: Imagem – www.freepik.com

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