Tendências do marketing digital em 2018.

A internet nunca foi, é ou será fixa em suas fronteiras e características. Principalmente no marketing digital, o que move as ações das empresas e mobiliza os consumidores são condições fluídas, mesmo nas mais sólidas corporações. Sabendo de tudo isso, pensamos em começar bem o ano e trazer as tendências de marketing digital em 2018.

Procurar mapear tendências é uma tarefa cada vez mais comum, principalmente para tender prever a mentalidade consumidora para os próximos anos. Como já mostramos aqui, recentemente o Facebook lançou um grande estudo mostrando importantes insights para o marketing até 2020.

Com base em pontos cada vez mais relevantes que influenciam estratégias de empresas e criadores de conteúdo atualmente, foi possível elencar algumas tendências para o próximo ano. Vamos trazer aqui as mais relevantes.

Ainda sim, o mobile

Há algum tempo o mobile vem sendo apontando como o futuro, e continua sendo tendência para o marketing digital em 2018. Isso porque, atualmente, cerca de 7 em cada 10 minutos que os usuários de internet passam conectados contam com conexão mobile.

Não à toa, pessoas estão cada vez mais utilizando seus smartphones para facilitar suas decisões em qualquer lugar, à qualquer hora. Dessa forma, cerca de 18% das pesquisas locais feitas no mobile levam à uma venda dentro de um dia.

Já faz certo tempo também que o Google, dentro da plataforma de busca, qualifica melhor os sites responsivos do aqueles não adaptados para o mobile.

A praticidade e acessibilidade relacionado ao uso dos smartphones tem sido o principal fator a fazer com que os dispositivos se tornassem tendência. Um exemplo é o uso da voz para conduzir pesquisas através dos aparelhos: atualmente, cerca de 20% das buscas inicia a partir de frases ditas pelos usuários. Até 2020, a expectativa é que o índice chegue a 50%.

As redes sociais do marketing digital em 2018

Em 2018, as redes sociais continuam condensando boa parte dos investimentos e do tempo dedicado ao marketing digital. Em 2017, o Facebook ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários no mundo todo, enquanto o Instagram atingiu 800 milhões de usuários mensais.

É importante ficar por dentro das novidades de cada rede social, já que cada uma conta com ferramentas e possibilidades específicas para atrair usuários. E essas possibilidades costumam sempre valer a pena o investimento: no Facebook, cerca de 75% das micro e pequenas empresas que estão na rede aumentaram suas vendas depois que investiram em posicionamento.

Para os usuários dessas redes o que importa é o relacionamento, o compartilhar de informações e assuntos. Por isso, para que as empresas possam falar a mesma língua (ou a língua que “interessa”) dos seus clientes, é uma boa ideia sempre ficar atento aos assuntos mais discutidos.

Cada vez mais espaço para o marketing de conteúdo

60% dos profissionais de marketing cria pelo menos um tipo de conteúdo por dia. Isso dá uma pequena ideia do quão importante isso é para as empresas, especialmente os pequenos negócios. Não à toa, é estimado que, em comparação ao marketing convencional (off-line), o de conteúdo consiga gerar 3 vezes mais leads (possibilidades de negócio).

No marketing digital em 2018, essa tendência continua, com a mudança de que cada vez mais plataformas façam parte desse jogo. Os vídeos, por exemplo, ganham cada vez mais força. Hoje já se sabe que cerca de 64% dos consumidores que estão nas redes sociais é influenciado por um ou mais vídeos antes de comprar.

Por último, uma informação que mostra a importância da mobilização das empresas em relação a esse tipo de marketing: cerca de 75% dos consumidores que encontram informações locais úteis sobre um produto ou negócio tendem a visitar as lojas físicas. Isso quer dizer que as pessoas estão mais perspicazes e independentes em suas decisões de compra e, claro, as empresas precisam se acostumar.

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