tendencias para o marketing

Muito está para acontecer e se consolidar até o fim da década. Cada vez mais, as novas gerações, com suas influências, hábitos e exigências, irão tomar espaço e exigir novas estratégias de aproximação. O Facebook sabe disso, e por isso estudou as próximas tendências para o marketing até 2020.

O Shifits for 2020 é uma pesquisa extensa do Facebook IQ que procura apontar gradativamente as tendências do mercado para o resto da década e também as diretrizes para novas estratégias de empresas e indústrias.

O primeiro resultado do estudo mapeou cinco tendências para o marketing mais urgentes que estão em ascensão e “Diluindo fronteiras”. O fato é muito será alterado em questão de relacionamento, por exemplo, no atendimento ao consumidor: pelo menos 85% dos serviços será realizado sem humanos na outra ponta para conversar com o consumidor.

Tendências para o marketing até 2020

A primeira delas é, sobretudo, as identidades omniculturais, que tem a ver com maior fluidez na auto-identificação particular das pessoas. Cada vez mais as tecnologias irão permitir maneiras mais flexíveis de se definir, dissolvendo barreiras que antes separavam sujeitos e formas de relacionamento. Com essas novas formas de identificação, as marcas terão oportunidade de utilizar novas linguagens e formas de relacionamento para estabelecer contato com os consumidores.

As novas formas de negociação também são resultados dessa década, e compõem uma segunda tendência apontada pela estudo. Segundo o Facebook, formas tradicionais de negociar não são mais convenientes na era digital. Mais facilidade e conveniência resultam em preços diferenciados, mas isso varia de acordo com o consumidor. Isso sugere que, cada vez mais, pessoas terão formas customizadas de realizar negócios com as empresas de acordo com suas demandas.

O terceiro aspecto vem da força trabalhadora que logo irá se configurar dominante no mercado: os millenials. Essa geração possui referências e formas de agir e se relacionar bem particulares, algo que irá se refletir na maneira de administrar negócios e de consumir. Mais propósito, flexibilidade e perspicácia serão reflexos da cultura dos millenials, que deve se tornar a geração mais populosa até 2020 e já uma das tendências para o marketing.

Até poucos anos, os idosos não eram esperados como uma parcela consumidora pulsante com demandas particulares, ainda mais na internet. No entanto, até o fim de década essa geração irá se configurar cada vez mais como uma parcela ativa na sociedade consumidora, exigindo maior atenção e cuidado. Em razão da sociedade estar vivendo cada vez mais – e melhor, em alguns casos -, a terceira idade é o quarto fator apontado pelo estudo.

A última das cinco primeiras tendências apontadas pelo Shifts for 2020 é sobre as barreiras do mercado: comprar perto e longe. Segundo o Facebook IQ, as pessoas estarão cada vez mais dispostas a valorizar os mercados locais, comprando de produtores próximos e valorizando a cultura local. No entanto, como reflexo do mundo globalizado, é também esperando que o comércio entre países continue avançando. No Brasil, por exemplo, cerca de 60% das pessoas estão conectadas com empresas estrangeiras.

Até o fim da década, o Facebook IQ irá completar o Shifts for 2020, mapeando até 20 tendências para o marketing que fazem parte da sociedade e estão mudando as formas de relacionamento e de fazer negócios.

Nós da Projetual estaremos ligados para a continuação desse estudo e, claro, de olho nas tendências que passam a fazer parte do mercado. Continue acompanhando nossos canais para ficar bem informado!

 

Por redação Projetual, com informações de Mundo do Marketing.