UX Design: como entender seus clientes e converter vendas

UX Design: como entender seus clientes e converter vendas

Para aqueles que buscam inovação e bons resultados em seus e-commerces, é importante trabalhar as interações com visitantes e clientes. 

Com o excesso de informações e um consumidor cada vez mais exigente e complexo, as soluções user experience (UX Design) passaram de um diferencial para uma obrigação na busca de conversão em vendas. Se destacar nesse mercado é oferecer ao usuário uma experiência inesquecível.

Proporcionar uma excelente interação do público com o site de sua empresa é a principal função do UX Design. Continue lendo nosso artigo e veja como utilizá-lo para converter mais vendas. Confira!

User experience (UX Design)

Todo tipo de interação de seu cliente com o seu e-commerce é considerado uma user experience. A jornada de experiência do usuário começa no momento que ele entra em contato com o site, o blog, um aplicativo ou até nas redes sociais de sua marca. UX Design é usar sua empatia e compreensão para dar a seu cliente exatamente o que eles querem, quando querem.

Mas como o Ux Design ajuda com vendas?

É essa experiência elaborada pelo Designer UX que mantém os clientes usando um produto, pensar na experiência completa do usuário desde e-mails até nas etapas de pós-venda, mantém os clientes engajados e interessados. Quanto melhor a experiência, melhores suas taxas de abertura e resposta, retenção e conversão.

Veja também: O poder da empatia no marketing de sua empresa.

Como aplicar no marketing de sua marca ou empresa

O UX Design visa atender aos desejos e às necessidades do usuário da maneira mais simples e objetiva possível. E esse é o principal ponto de conexão entre o UX Design e o Marketing.

Para melhor aplicar as técnicas UX é recomentado o e-commerce seguir os seguintes passos:

  • Reúna todos os envolvidos no processo: marketing, tecnologia da informação e UX;
  • Delimite os objetivos numéricos da empresa;
  • Identifique o que é possível ser melhorado em publicidade com gastos reduzidos;
  • Ouvir “as dores” dos usuários;
  • Fazer uma lista de possíveis conquistas rápidas e, a partir disso, mudar o que for mais fácil;
  • observar os resultados e rever o processo se necessário.

Uma ótima dica é economizar o tempo de seu consumidor, se coloque no lugar dele e procure elaborar um caminho de compras o mais rápido e simples possível. Salvando o máximo de informações possíveis nos formulários que ele já preencheu, você pode automatizar suas futuras buscas, tornando o processo de compra mais rápido.

Veja também: A análise de dados como ferramente de crescimento para o e-commerce.

Um caso de sucesso

Netshoes, loja de materiais esportivos do Brasil, é um exemplo de como uma boa experiência de usuário pode gerar bons frutos. A partir da globalização da marca, a empresa sabia que não bastava investir em marketing para atrair clientes.

“Quando começamos a realizar testes de usabilidade, identificamos situações que fariam um usuário mais comum desistir da compra, como a dificuldade de encontrar determinados produtos”, revela Fernando Zanatta, diretor de Produto e Tecnologia do Grupo Netshoes.

Com a implementação do UX Design, o site da Netshoes sofreu muitas alterações. O layout se tornou mais limpo, facilitando a leitura, e os botões de call to action mais bem definidos.

O UX Design é uma tendência que traz benefícios concretos para o seu empreendimento, se deseja saber mais sobre como investir nessa estratégia entre em contato com nossa equipe. A Projetual está sempre pronta para auxiliar você!

Com informações de ecommercebrasil.