UX Entenda a importância do design nas estratégias de marketing digital

Pensando além do produto: atrair o público para sua marca, criar engajamento, convertê-lo em cliente e ainda manter um bom relacionamento. UX (do inglês, user experience, ou experiência do usuário) é o conceito que engloba essas etapas com foco no sentimento produzido por todo o contato entre seu cliente e sua marca.

Mais do que produção gráfica, o serviço que um UX design oferece para você é cuidar para que a vivência do prospect tenha sentido e seja positiva. Critério do algoritmo do Google, UX é fundamental para qualquer site. A experiência do visitante começa no tempo de carregamento e vai da interface agradável à relevância do conteúdo para o leitor.

Se sua empresa ainda não tem um posicionamento de marca orientado para UX, confira, neste post, o que é esse conceito, como ele é tão importante e por que você tem que usá-lo para se diferenciar da concorrência. Confira!

O que é UX?

O termo surgiu por volta de 1990, quando Don Norman, então vice-presidente do grupo de tecnologia avançada da Apple, percebeu que o objetivo do trabalho não se resumia na relação homem-máquina e soluções de usabilidade e interatividade. Seu objetivo era entender toda a vivência que um prospect tinha com a marca, ou seja, acompanhar toda a jornada do cliente.

UX não está ligado apenas ao meio digital: a apresentação do produto, como ele fica exposto na prateleira, a embalagem e, até mesmo, eventos promovidos ou patrocinados pela marca também são UX. A fim de entender a emoção do usuário, são realizadas pesquisas com pessoas que se enquadrem no perfil do público para medir o nível de satisfação enquanto interagem com o produto.

Por que é preciso pensar na experiência do usuário?

É uma tendência: há algumas décadas as informações sobre o produto eram o diferencial, hoje o foco é o cliente, como ele reage. Mesmo que seja importante que um sabão deixe as roupas limpas, o Omo anuncia: “se sujar faz bem” e “bons momentos marcam”. Confira os benefícios, ao melhorar a experiência da sua persona:

  • impulsionamento: parte da técnica de SEO, promover UX rankeia seu site para melhores resultados de busca orgânica, como no Google;
  • visibilidade: destaque sua marca no segmento de mercado;
  • conversão: uma boa impressão aumenta a confiança da audiência de que seu produto ou serviço vale a pena;
  • fidelização: experiências positivas geram clientes felizes e propensos a fazer novas compras, além de indicar sua marca.

De que forma é possível melhorar a experiência do usuário?

Depois de mostrar como o UX favorece o crescimento da sua empresa, vamos dar algumas dicas para você otimizar a relação do seu prospect. O motivo é simples: cada vez mais exigente, o cliente hoje só compra se e quando quer. Se você não tiver trabalhado a marca na vida da sua audiência, diminui drasticamente as chances de fechar negócio. Crie satisfação, antes mesmo da venda.

  • não me faça pensar! Abordar o cliente ideal com muitas opções pode até parecer positivo, mas cria o paradoxo da escolha, dificultando a tomada de decisão. Seu lead não precisa pensar se, ao clicar o botão, irá para a página de compras. A informação deve ser clara para o processo fluir automaticamente;
  • Posso dar uma palavrinha? Imagens e elementos gráficos contextualizam e harmonizam suas páginas, mas o conteúdo de qualidade confere autoridade e entrega valor. Escreva sobre assuntos que realmente ajudam sua persona a resolver algum problema;
  • tudo junto e misturado: integrar os canais da sua empresa, oferecendo um atendimento omnichannel, criando uma padronização de comunicação da marca. Seja na loja física, no site ou no telefone, as informações precisam ser coerentes;
  • se eu fosse você… A melhor forma de desenhar um produto para atender às necessidades do cliente é ter empatia, criando uma conexão com ele;
  • Entendeu ou quer que eu escreva? Uma das máximas do UX Design é que, se for preciso explicar, então ele não é tão bom. Mesmo que toda regra tenha sua exceção, 93% dos consumidores observam o aspecto visual para compra. Ou seja, um design bem resolvido garante um bom relacionamento e engajamento da marca.

Como o design proporciona uma boa experiência para o usuário?

Ao contrário da maioria dos trabalhos, um UX design eficiente não é perceptível aos olhos do cliente. Ele é um conjunto de técnicas que criam uma fluidez para que o usuário não precise interromper sua interação com a marca. A usabilidade deixa o processo mais intuitivo, evitando que o visitante pense em qual ação tomar para chegar aonde deseja.

Um design responsivo, adaptado para dispositivos móveis, acompanha a tendência de acesso da internet por smartphones. Um UX designer procura entender o processo como um todo, estudando também o público-alvo para deduzir quais são seus desejos, seus problemas e como seu produto deve se posicionar para otimizar a experiência.

Simplicidade! O design voltado para a experiência do cliente deve ser simples, ao contrário do processo para criá-lo. É preciso estudar as funcionalidades, analisar as preferências e testar o que for desenvolvido, se possível, com o cliente ideal. O que deve ser grandioso nesse design é o impacto, a percepção do usuário.

Qual a importância de um time setado em UX design?

Agora, que você viu como a experiência do usuário é essencial para o posicionamento da sua marca no mercado, é relevante considerar quem será o responsável em aplicar essa técnica na sua empresa. Além de melhorar seu tráfego orgânico como uma ferramenta de SEO, você viu que outras vantagens são aumentar as vendas, melhorar o relacionamento e fidelizar clientes.

Um profissional ou equipe que já atua com UX design entrega uma experiência memorável e entende o que o cliente realmente precisa. Ele sabe trabalhar junto com a empresa, descobrindo os hábitos e comportamentos da audiência, buscando soluções inovadoras e gerando identidade entre seu público e sua marca.

Se você gostou de saber como o UX design acompanha as necessidades do mercado atual, entre em contato com a Projetual Comunicação para conhecer melhor as técnicas que podem ajudar sua empresa a estar mais perto do cliente ideal.