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Não é novidade que marketing digital e marketing tradicional são assuntos cada vez mais relevantes para empresários que desejam divulgar seu produto e aumentar suas vendas. Apesar da popularidade dos temas, porém, a verdade é que muitas pessoas ainda acreditam que a única diferença entre eles é a utilização da internet.

Embora o uso de ferramentas on-line realmente seja uma distinção importante, as particularidades de cada termo são muito mais profundas do que se imagina e têm implicações práticas na estratégia do negócio. Para ajudá-lo a entender o melhor dos dois mundos, confira, a seguir, 5 diferenças fundamentais entre marketing digital e marketing tradicional.

1. Interatividade e engajamento

O que você faz quando um card publicado na fanpage de determinada marca não o agrada? E quando uma propaganda enganosa é veiculada na TV? Se você é como a maioria das pessoas, é provável que a sua primeira reação seja reclamar nas redes sociais.

Comum na atualidade, esse tipo de postura revela uma característica muito importante do marketing digital: a interatividade. Ao contrário do que ocorre com o marketing tradicional, as respostas a anúncios on-line ocorrem em tempo real e favorecem o engajamento da audiência.

2. Alcance

Alcance é o termo técnico utilizado para definir o número de pessoas diferentes impactadas por determinado anúncio. Em geral, as mídias digitais permitem ao anunciante transpor barreiras geográficas e alcançar pessoas em qualquer lugar com acesso à internet.

O marketing tradicional, por outro lado, tem o seu alcance limitado por uma questão geográfica, como ocorre com a distribuição de panfletos, outdoors e veiculação em jornais, rádios e revistas. Ou seja: ainda que sua marca seja vista por mais pessoas, é bem possível que sua audiência esteja concentrada em determinada região.

3. Segmentação

Pense um pouco e responda: quantas vezes você já assistiu um anúncio de TV que não tinha absolutamente nada a ver com você? Muitas, não é mesmo? Isso acontece por uma razão muito simples: o marketing tradicional tem baixo poder de segmentação.

Ao anunciar num canal de TV, você não pode determinar a idade, o sexo ou, até mesmo, o comportamento de compra dos consumidores que serão impactados. Na internet, porém, é possível aplicar diversos filtros e usar os avanços tecnológicos para atingir exatamente o seu consumidor potencial.

4. Mensuração dos resultados

Por meio de ferramentas, como o Google Adwords e o Facebook Ads, o anunciante consegue mensurar cada resultado obtido na sua campanha de marketing digital. É possível descobrir informações como a quantidade de clicks que cada anúncio recebeu, o banner mais acessado, o total de vendas geradas e a origem dos compradores.

O marketing tradicional, por sua vez, costuma oferecer informações muito menos detalhadas, uma vez que baseia-se em estimativas da audiência e do perfil de público esperado para cada veículo.

5. Custo

Embora o acesso às mídias tradicionais tenha se tornado mais fácil nos últimos tempos, é inegável que o custo ainda é uma grande diferença entre marketing digital e marketing tradicional.

Enquanto a TV e outros meios de comunicação demandam grandes investimentos para produção e veiculação de propagandas, a internet possibilita que qualquer pessoa crie e divulgue o seu próprio anúncio.

E, então, entendeu as diferenças entre marketing digital e marketing tradicional? Não deixe de registrar a sua opinião nos nossos comentários! É ela que nos ajuda a produzir conteúdos cada vez mais relevantes para você e a sua empresa crescerem!