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Mesmo que ainda não possua uma plataforma exclusiva para negócios, o Whatsapp já traz várias possibilidades comerciais, como mostramos aqui. Sabendo disso, há pouco tempo a empresa anunciou que testará nos próximos meses várias funcionalidades exclusivas para pequenas e grandes marcas que mudarão as formas de relacionamento entre as empresas e seus clientes.

Os recursos da versão empresarial do Whatsapp devem vir em dois formatos: o Whatsapp Business, ferramenta voltada para pequenos e médios negócios, e a versão enterprise, para grandes empresas. A primeira será totalmente gratuita para os empresários, ao passo que a segunda será paga e trará mais funcionalidades para ampliar a comunicação com os clientes.

Ainda não se sabe todos os detalhes dessas novas ferramentas, nem quando serão implementadas. Atualmente, elas estão passando por fases de teste enquanto são utilizadas em canais de grandes corporações. Porém, alguns recursos já foram anunciados.

Segurança, credibilidade e mais opções

O Whatsapp reconhece que muitas empresas utilizam o aplicativo para conduzir seus negócios e estabelecer uma importante comunicação com seus clientes. No entanto, como comenta em seu blog, isso ainda é dado de forma “bastante rudimentar”, sem muita confiança. Na medida em que é difícil identificar a oficialidade do perfil da empresa que está do outro lado da conversa, para o cliente essa comunicação acaba sendo comprometida e limitada.

Com os novos formatos empresariais, além de trazer a possibilidade de unificar a comunicação com os consumidores, tudo indica que também será possível utilizar chatbots, como já é possível com o Facebook Messenger. Falamos aqui sobre as possibilidades dessa ferramenta, que otimizam a relação entre os clientes e as marcas.

As funcionalidades gerais, disponíveis tanto para empresas pequenas quanto para maiores, trazem recursos como:

  • Envio de notificações: atualizações sobre pedidos e outras informações pertinentes para os clientes poderão ser enviados para clientes como notificações. Da mesma maneira que isso já é feito através de e-mails ou SMS, o Whatsapp também poderá ser usado nesse sentido pelas empresas;
  • Perfil completo: no perfil das empresas no aplicativo será possível adicionar informações extras, indo além do simples status. Endereço, horário de atendimento, envio de mensagens automáticas e outras descrições poderão ser adicionadas;
  • Selo de verificação: para trazer credibilidade à empresa e deixar os clientes com “mente tranquila”, o aplicativo adicionará um selo de verificação (símbolo verde) para que haja a certeza de que o perfil da marca é real. Ele aparecerá logo ao lado do nome na lista de contatos.
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Na imagem, a companhia aérea holandesa KLM (verificada) envia ao usuário a passagem que ele acabou de comprar. Um recurso empresarial que o Whatsapp trará. Foto: reprodução / Business Traveller.

 

Segundo o próprio Whatsapp, a ideia das versões empresariais é oferecer recursos que facilitem tanto a relação dos usuários com os serviços dos quais são dependentes, quanto das empresas com seus clientes, que tem dificuldades para se relacionar com rapidez e eficiência.

“Ouvimos histórias de lojistas que usam WhatsApp para fazerem contato com centenas de clientes por meio de um único celular, e de usuários que não têm certeza se a conta de uma empresa no WhatsApp é ou não verdadeira.”, disse a empresa em seu blog.

Além disso, as ferramentas empresariais para grandes empresas também trarão a possibilidade de aumentar a receita do Whatsapp. Por ser um aplicativo gratuito e sem propagandas, oferecer um recurso pago também irá monetizar a plataforma.

 

Ficaremos de olho nas novidades sobre as ferramentas empresariais do Whatsapp para trazer tudo em primeira para você. Para mais informações do mundo do Marketing Digital, continue acompanhando os canais da Projetual!

 

Por redação Projetual, com informações de Resultados Digitais.