Marketing verde como ferramente de gestão
Se a sua empresa já procurou adotar estratégias para reduzir impacto ambiental no seu funcionamento, então provavelmente ela já aplicou estratégias do marketing verde, mesmo sem saber. Nesse texto, explicaremos o que é exatamente esse tipo de marketing, quais os benefícios que isso pode trazer para o seu negócio. Vamos lá?

Como funciona

No mundo atual, sustentabilidade é algo que já marca presença em praticamente qualquer segmento. A economia de recursos naturais pode ser vista em grandes exemplos como a produção cada vez maior de carros elétricos, os investimentos massivos em formas de energia renováveis e o uso de materiais recicláveis na produção de bens. No marketing verde, essa consciência ecológica influencia inclusive as estratégias de propagação do que é produzido pela empresa e sua imagem. Não se trata de colocar à venda produtos e serviços considerados sustentáveis e/ou ecológicos, mas mudar o funcionamento de alguns setores da sua empresa, inclusive o de marketing, de forma que causem o mínimo impactos no meio ambiente. Nas estratégias de divulgação de serviços e produtos, o marketing digital tem um papel fundamental, já que toda a energia utilizada para o meio digital no mundo hoje consome entre 1,5 e 2% de toda a energia produzida no planeta. Utilizar as redes sociais ao invés de papéis, por exemplo, faz parte de procurar maneiras sustentáveis de divulgar seu negócio. Resultado de imagem para marketing digital

Foto: reprodução / Mestre do Adwords

Quais os benefícios dessa postura para sua empresa

Além de estar aplicando na sua empresa uma estratégia que traz benefícios para o meio ambiente, os seus negócios também ganham uma imagem positiva frente ao público. Alguns dados atualmente mostram que empresas que procuram reduzir seus danos ao meio ambiente hoje chamam atenção do público e têm em suas políticas um atrativo:
  • 55% das pessoas pagam mais por produtos e serviços de empresas comprometidas com causas sociais e ambientais;
  • 52% das pessoas optaram, nos últimos seis meses, por realizar pelo menos uma compra em uma empresa socialmente responsável;
  • 52% procuram indicações de sustentabilidade nas embalagens de produtos;
  • 49% das pessoas são engajadas em programas e/ou organizações socioambientais.
Portanto, marketing verde se trata de criar um reconhecimento de uma tomada de postura da sua empresa: a de não utilizar materiais que causam o mínimo de danos possíveis ao meio ambiente em sua divulgação. A partir disso, também atitudes mais amplas podem ser implementadas, incorporando outros setores do seu negócio. Usar um sistema de armazenamento de arquivos na nuvem e evitar a utilização excessiva de papéis, por exemplo. Ao fazer com que a imagem de sua empresa demonstre um espírito sustentável em suas iniciativas, um grande vínculo positivo é estabelecido com o público que, cada vez mais, respeita e apoia tal consciência. Não à toa, empresas como a rede cafeterias Starbucks, a Coca Cola, a Toyota e a empresa de sorvetes Ben & Jerrys já adotam o marketing verde.Resultado de imagem para computação

Foto: reprodução / Penso Tecnologia.

Essas informações foram úteis para você? Continue acompanhando o blog da Projetual para saber mais sobre o mundo do marketing digital. Você também pode seguir no fan page e acompanhar nosso canal no Youtube. Fique ligado! Por redação Projetual, com informações de Viver de Blog.