Youtubers: porque não podemos subestima-los

Youtubers: porque não podemos subestima-los

Com um bilhão de usuários, número esse que equivale a um terço de toda a internet, o Youtube é uma das ferramenta mais valiosas na hora de fortalecer sua marca, aumentar vendas e, claro, conversar mais de perto com os seus consumidores. Escrevemos aqui sobre a importância de ter um canal do Youtube para sua marca.

Hoje, porém, o assunto são os Creators, popularmente conhecidos como Youtubers, e porque precisamos prestar atenção neles. Atualmente, de acordo com uma pesquisa realizada pelo site ThinkwithGoogle, no brasil 76% dos brasileiros conhecem o termo “Youtuber”, e dentre essa parcela, 77% acompanha pelo menos um canal.

Essas estatísticas geram uma série de novos caminhos no mundo da publicidade. Como essa nova forma de entretenimento, que faz tão parte do cotidiano dos brasileiros, pode ser utilizada para o marketing?

O surgimento da plataforma Youtube

Com seu surgimento em 2005, o YouTube era uma plataforma que visava resolver o inconveniente que era compartilhar arquivos de vídeo, já que estes eram dados muito pesados, o que dificultava seu envio por e-mail. Seus usuários entravam somente para ver um link indicado em outras plataformas e logo saíam.

Com o surgimento dos primeiros Vloggers, pessoas que de frente para a câmera compartilhavam de suas vidas, problemas e interesses, a plataforma começou a ganhar o molde que conhecemos hoje e se tornar uma plataforma de destino. PC Siqueira, Kéfera e Felipe Neto são algumas dessas pessoas. As pessoas entram no site, acessam os canais e passam cada vez mais tempo assistindo aos vídeos.

O Youtuber como um veículo da propaganda

Escolher o Youtube como forma de merchandising para um produto/marca pode ter vários benefícios. O primeiro deles é que é possível medir o número de pessoas que visualizaram, além do perfil dos visualizadores de cada canal, fazendo com que as marcas que desejam inserir sua propaganda na plataforma possam escolher os canais mais compatíveis com suas necessidades.

Além disso, o merchandising presente no canal de um Youtuber acontece misturado com uma forma de entretenimento, dessa forma o consumidor, além de estar assistindo um conteúdo que gosta, conhece um outro lado do produto ou serviço que estiver sendo exposto no canal, tornando a propaganda mais efetiva, já que acontece vinculada a uma personalidade a qual o consumidor já aprecia.

Você pode estar perguntando, mas será que é assim que as pessoas se sentem em relação à publicidade no seu meio de entretenimento? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Google Consumer Survey, enquanto 56% das pessoas tem uma percepção negativa na marca e celebridade em anúncios realizados pela TV, 64% tem uma perceção positiva do Youtuber e da marca quando o anúncio é feito pelo Youtube.

A fim de facilitar ainda mais essa ligação entre Youtuber e marcas o Google recentemente lançou uma plataforma conhecida como Creators Connect, visando utilizar da relação única dos Creators com as suas audiências para transmitir a mensagem da marca de forma mais íntima. Saiba mais sobre essa nova plataforma aqui.

Curtiu este conteúdo? Então, aproveite e confira nosso post sobre marketing de influência para pequenas empresas: como fazer?. Você também pode nos achar no YouTube e Instagram.