Já falamos aqui sobre o que são gatilhos mentais, mas hoje vamos te mostrar 3 exemplos práticos de como criar textos persuasivos e irresistíveis. Lembre-se: quem deseja converter seguidores em clientes precisa usar todas as estratégias do Marketing de Conteúdo a seu favor.

Gatilhos mentais: a palavra-chave é a honestidade

Você provavelmente, no decorrer da sua vida, já se questionou sobre o que são gatilhos mentais, especialmente se você está construindo uma carreira na área de Comunicação ou na de Marketing.

De forma resumida, os gatilhos mentais são palavras de ordem que auxiliam a pessoa a fazer uma escolha — tanto em nível micro quanto macro. Estes argumentos são excelentes técnicas para criar textos persuasivos e atrativos.

Estas palavras de ordem, na maior parte das vezes, vêm carregadas de negatividade. Isso ocorre porque muitos empreendedores usam os gatilhos mentais (conscientemente ou não) de forma tendenciosa e não trabalham com a verdade na hora de falar sobre seus produtos ou serviços.

O nosso conselho para você é o seguinte: nunca siga por este caminho! Vamos te mostrar alguns exemplos de como usá-los, com muita honestidade, no decorrer deste texto.

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 Passo-a-passo para criar textos persuasivos:

Reciprocidade:  este argumento busca gerar valor sobre algo, ou seja, é quando alguém te oferece algo e você sente o desejo de retribuir. 

Exemplo de como explorar: Utilize nossos serviços gratuitamente por 30 dias e se você não gostar do nosso trabalho durante este período, você pode cancelar sem nenhum ressentimento. Faça o seu cadastro aqui.”

 Aqui a reciprocidade acontece quando o usuário aceita passar seus dados em troca do serviço disponibilizado pela marca. Este é um voto de confiança que o usuário dá a ela. Que tal explorar esta técnica em seu negócio?

Compromisso e Coerência: este argumento ocorre quando uma marca assume um compromisso com a informação e/ou com o conceito que trabalha.

Exemplos de como explorar: : “abra a felicidade”, “viva o lado bom da vida”, “cada gota vale a pena”, “viva a positividade”.

 

 A Campanha “Abra a Felicidade” da Coca Cola explora a potência da alegria e da amizade no verão. Fonte: Cola Cola Brasil.

Todos esses slogans são da Coca Cola. Percebe como todas as chamadas remetem à alegria? A marca não trabalha os benefícios do refrigerante, mas mostra como o produto está nos melhores momentos da vida, isso torna a marca coerente e comprometida com os objetivos que ela deseja atingir e também com seus próprios valores.

Autoridade: Este argumento busca mostrar que, de fato, você entende de um determinado assunto. Para tal, você precisará se colocar enquanto referência em um determinado ramo de atuação. Mostrar um case de sucesso também é uma estratégia interessante para mostrar autoridade aos seus públicos.

Exemplo de como explorar: “Usar os produtos da empresa X, realmente fizeram meus cabelos crescerem. Em dois meses, meu cabelo havia crescido 4 cm. Isso nunca havia acontecido antes, uso e recomendo esta marca.”

Nem sempre a marca precisa falar sobre si, usar um depoimento de um cliente satisfeito pode trazer mais autoridade a ela. Pessoas têm a tendência de confiar em algo quando a marca tem credibilidade e autoridade sobre algo, para tal, depoimentos, selos, certificados podem fazer toda a diferença para construir uma imagem forte.

Quem deseja criar textos persuasivos deve investir em Marketing de Conteúdo. Se você quer escrever textos ainda mais atrativos, uma dica para você é o livro: “As Armas da Persuasão”, escrito pelo conceituado psicólogo Robert Cialdini. Este é um excelente conteúdo para você aprender um pouco mais sobre redação publicitária.

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