5 gatilhos mentais que não podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo
Gatilhos mentais podem fazer a diferença em seu negócio? Quais são os gatilhos mentais que não podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo? Essas são perguntas que nós, no decorrer deste texto, vamos tentar responder para você.
Nós já fizemos um vídeo, em nosso canal do Youtube, explicando sobre este tipo de técnica de conteúdo. Mas, hoje, vamos falar um pouco mais sobre essas poderosas ferramentas de persuasão.
O que são gatilhos mentais?
Os gatilhos mentais são técnicas de persuasão capazes de produzir determinados efeitos emocionais em uma determinada audiência.
Há diferentes tipos de gatilhos que podem ser usados em campanhas publicitárias. Aqui, você vai aprender um pouco sobre os principais e vamos também te dar insights sobre como você pode aplicá-los na sua estratégia de marketing de conteúdo.
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5 gatilhos mentais que não faltar podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo
Autoridade
Com o argumento de autoridade, seu produto ou serviço deve apresentar algum destaque em relação à concorrência. Aqui, você deve se mostrar como líder do seu ramo, para tal, inclua, em seu e-commerce, suas certificações.
Prova Social
Este argumento mostra a aprovação da qualidade de um produto ou serviço pelos próprios clientes. Uma forma simples de aplicá-lo em sua loja virtual é mostrar os depoimentos dos clientes que compraram recentemente seus produtos.
Este argumento pode ter efeito contrário, caso o serviço prestado por sua loja não seja adequado. Lembre-se de realizar um bom trabalho para colher bons frutos. Este é um dos gatilhos mentais que não podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo, se você quiser vender bem.
Urgência
Este argumento busca criar a sensação de oportunidade de compra imediata no cliente. Um exemplo para este tipo de gatilho é a seguinte sentença: “5 vantagens de investir agora no e-commerce”. Percebe como a palavra “agora” remete ao imediatismo?
Você precisa ser incisivo com seu cliente, mas nunca deve mentir para ele, use argumentos que você possa discorrer em um conteúdo adequado.
Escassez
O argumento da escassez, por sua vez, mostra ao cliente que determinado produto ou serviço possui uma quantidade limitada em seu estoque.
Você pode usar este argumento para campanhas promocionais, por exemplo, mas se você mentir e o cliente perceber, você vai acabar perdendo a credibilidade do seu negócio. Seja honesto com sua audiência.
A escassez é, sem dúvida, um dos gatilhos mentais que não podem faltar na sua estratégia de marketing de conteúdo, e mais, se seu serviço trabalha com produtos e serviços exclusivos, você deve usá-lo com muita frequência.
Ancoragem
O argumento de ancoragem, por seu turno, demonstra a forte tendência do cérebro humano em comparar dados novos com dados antigos.
Se você mostrar na página inicial do seu e-commerce um produto de R$100,00 com desconto de 50%, o cliente, por instinto, vai passar a comparar os valores dos outros produtos com o primeiro que viu em sua loja. Por isso, faça boas escolhas ao selecionar os produtos da página principal do seu site.
Por que trabalhar com gatilhos mentais?
Se você quiser criar conteúdos ricos e campanhas atrativas em seu negócio, estes são gatilhos mentais que não podem faltar na sua estratégia de marketing.
O mais importante sobre este tipo de técnica de conteúdo é ser honesto, não é porque você usa um gatilho mental que o argumento precisa ser falso. Manter a honestidade e buscar formas criativas de falar as vantagens do seu negócio, é o que realmente trará sucesso.
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