O ano de 2019 ainda guarda importantes reviravoltas no marketing digital e elas serão fundamental para as suas estratégias de e-commerce. Confira.

Apesar de mais atraente e economicamente viável, planejar e executar estratégias de marketing no ambiente digital é um verdadeiro desafio. Principalmente para micro e pequenas empresas, que quase sempre dependem exclusivamente desse ambiente para fomentar a divulgação de seus produtos e serviços.

O ambiente extremamente dinâmico e, por vezes, competitivo, tem como principal característica as mudanças repentinas na regra do jogo e, para não ficar para trás, você precisa adaptar as suas estratégias instantaneamente. Portanto, se o ambiente digital é dinâmico, suas estratégias não podem ser estáticas, engessadas. Não existe receita de bolo. Confira 5 tendências do marketing digital para 2019 que deverão impactar diretamente as suas estratégias de e-commerce:

1. Planejamento

Apesar de não ser bem novidade falar sobre a importância do planejamento, é justamente nele que tudo começa. O mais importante é ter consciência de que sua marca precisa gerar lembrança e estar presente no dia a dia de seus seguidores. Por isso, cada vez mais você precisa pensar além das datas comemorativas. Elas são excelentes para promover campanhas, promoções etc, mas se a sua marca se relaciona diretamente com duas ou três datas comemorativas durante o ano (Dia das Mães, Dia dos Namorados e Natal, por exemplo) você precisa procurar formas de se relacionar com o seu público fora destes períodos específicos, para ser devidamente lembrado quando for necessário.

2. Conteúdo

Uma excelente maneira de manter-se presente é gerando conteúdo relevante para a sua base de fãs ou seguidores. Além dos conteúdos institucionais e comerciais, os conteúdos com informações importantes e interessantes sobre o seu setor, atividade ou produto, são uma boa maneira de gerar leads qualificados para as suas plataformas. Se o seu negócio é o ramo de comida saudável, que tal criar um blog falando sobre saúde e bem-estar? Se você atua no ramo de hospedagem, você pode criar um espaço virtual inteiramente dedicado às programações e atrações turísticas da sua cidade. A atenção especial ao conteúdo em 2019 se dá em virtude de que cada vez mais as plataformas digitais e buscadores mais populares – como o Google, por exemplo – estão priorizando a qualidade e relevância do conteúdo na hora de entrega-lo ao usuário.

3. Métricas

Elas são o seu termômetro e não podem ser ignoradas. Muito mais que o número de seguidores e curtidas, neste ano de 2019 fique atento principalmente aos formatos e conteúdos que lhe proporcionam maior alcance e engajamento. Na dinâmica da mudança de regras no ambiente digital, são as métricas que lhe indicam em que grau a sua estratégia foi atingida ou não, e onde você precisa agir para melhorar os resultados e alcançar seus objetivos.

4. Formatos

Por falar em formatos, são principalmente os pequenos negócios que possuem maior liberdade criativa para testar e experimentar as novas ferramentas propostas pelas plataformas. Deste modo, muito pela popularização das Stories do Instagram e pela chegada do IG TV (aplicativo de vídeos do próprio Instagram) os vídeos verticais provavelmente serão formatos priorizados dentro da plataforma, como forma de incentivar o uso dessas ferramentas. #FicaDica: use isto a seu favor. 😉

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Chegou a vez dos vídeos na vertical. (Imagem: Shutterstock)

 

5. Engajamento

Notou uma alteração negativa significativa no número de seguidores ou fãs do seu perfil? Não se desespere. Tanto o Facebook quanto o Instagram fazem uma limpeza periódica em seus bancos de dados, apagando perfis fakes, spammers ou boots. Porém, o Instagram, principalmente, já anunciou que em 2019 essa varredura se estenderá também às interações recebidas por meio de aplicações de terceiros, que possibilitam não só o ganho de seguidores, mas de likes e comentários de maneira automática. Se você faz uso de alguma ferramenta parecida, reveja sua estratégia imediatamente e avalie o quanto essa política pode atingir o seu perfil.

 

Em resumo, a produção de conteúdo relevante, disposição para inovar e uma relação mais próxima e orgânica com o seu público são boas práticas que serão ainda mais valorizadas durante o ano de 2019, enquanto tentativas de trapacear serão combatidas ainda com mais rigor pelas plataformas. Portanto, ainda dá tempo de avaliar e, se necessário, ajustar o seu planejamento para este ano. E se você quiser ler ainda mais dicas sobre e-commerce e marketing digital para os pequenos negócios não deixe de visitar o Blog da Projetual Comunicação.