A logotipo é a identidade visual de uma empresa, sendo tão importante quanto à criação do nome. Por ser uma das primeiras impressão que o cliente tem, a logo é uma ótima forma de expor a estratégia da marca por meio de uma representação visual.

O que é logotipo?

Como já falamos, logotipo é a representação visual da marca, que tem a função de comunicar, por meio de cores, fontes, linhas e ícones, sobre o produto ou serviço ofertado, características principais da sua empresa, estratégias da marca, entre outras informações. Além disso, a logotipo deve ser sempre clara e de fácil memorização.

Conheça os 3 tipos de logotipos:

Logotipo textual: logotipos grafados apenas por texto;

logotipo iconográfico: logotipo textual agregado a um ícone ou símbolo;

Logotipo cartoonizado: logotipo textual agregado a um mascote.

O logotipo irá aparecer em todo material de comunicação da empresa, seja na papelaria, no site, assinatura de e-mails, em cartões de visita ou em anúncios publicitários.

Veja também: Rebranding – A importância de saber quando reposicionar sua marca.

Por que ele é importante?

Pense em um cliente que não conhece e nem nunca ouviu falar de sua empresa, provavelmente será através do logotipo que este primeiro contato irá ocorrer. Ao visualizar o símbolo que representa a sua marca, caso o cliente goste, ele poderá ficar curioso e buscar conhecer mais sobre os produtos ou serviços que você oferece.

Sendo assim, é fundamental ter uma marca e uma identidade visual, para criar este elo inicial entre você. Além desses benefícios, um bom logotipo pode:

  • Transmitir credibilidade

Mesmo que possa parecer caro ou não essencial para empreendedores iniciantes, a logotipo é de grande importância para transmitir credibilidade ao seu cliente.

Pode não parecer, mas clientes prestam atenção na comunicação visual de uma marca, se percebem que você não tem esta preocupação, vão acreditar que você também não preza pela prestação de um serviço de qualidade. Podendo colocar em cheque, seus produtos, serviços e a sua empresa como um todo, pelo simples fato de não ter um logotipo.

Veja também: Endomarketing – Benefícios, como fazer e exemplos.

  • Gerar diferenciação no mercado

Além disso, com a concorrência altamente acirrada do mercado, é necessário criar mecanismos para se destacar, não é mesmo? Neste sentido, a logotipo pode te ajudar a mostrar como sua empresa é diferente das demais.

Comece fazendo um estudo de mercado, e conheça as identidades visuais de seus competidores. Para começar a se diferenciar é necessário entender sua concorrência e marcar a vida de seu público-alvo de alguma forma.

E ai sua empresa já tem logotipo? Entre em contato com a Projetual e tire suas dúvidas de como realizar esse processo! Estamos no Facebook, Instagram e Linkedin!