Agência de marketing digital - Projetual

Quando falamos de estratégias no marketing, sempre pensamos em como aumentar as vendas e atrair um novo público para o negócio, mas acabamos negligenciando a fase do pós-venda e a fidelização dos clientes. Uma agência de marketing digital pode ajudar o seu negócio criando uma estratégia para todas as etapas do funil de vendas.

A última fase do funil de vendas, chamada de fidelização ou encantamento dos clientes, é responsável pelo relacionamento dos clientes com a empresa. Veja algumas ferramentas que podem aumentar a fidelização e, consequentemente, atrair novos consumidores!

Vantagens da fidelização

A fidelização é algo vantajoso tanto para a empresa quanto para o cliente. O consumidor se sentirá mais confortável em comprar de uma empresa que já conhece, pois sabe que ela respeita prazos, que está alinhada com suas expectativas e que ainda dá vantagens para os compradores fiéis.

Por outro lado, para a empresa também é vantajoso, pois é mais barato manter um cliente do que atrair novos. Dessa forma, a empresa economiza tempo dos seus vendedores, educa os consumidores com os conteúdos e se aproxima deles, tornando-se assim referência para os clientes daquele setor.

Ferramentas para fidelização

A agência de marketing digital pode promover diversas ações que impactam diretamente na fidelização do cliente. Sobretudo, também pode educar as empresas para que todos os setores trabalhem em função da satisfação do cliente.

Alguns processos podem ser desenvolvidos pela agência, mas algumas atividades precisam ser centralizadas na empresa para que o trabalho flua melhor e de forma mais rápida.

Atendimento diferenciado

Segundo a pesquisa realizada pelo ranking EXAME/IBRC, o Nubank foi eleito a terceira melhor empresa em atendimento no Brasil. O resultado deve-se ao fato de a empresa ter eliminado intermediários e ter treinado toda a sua equipe para estar apta ao atendimento ao público. Atualmente, a equipe conta com 550 funcionários para o setor de atendimento e já possui 3 milhões de clientes.

As empresas que têm se destacado no atendimento ao consumidor mostram um atendimento humanizado e personalizado. Protocolos e regras devem existir para que o atendimento tenha um padrão e uma rotina, porém, sair do roteiro e surpreender pode ser o que faltava para conquistar o cliente de vez.

E-mail marketing

O e-mail marketing é uma estratégia que deve permear todas as etapas do funil de vendas. Por isso, também deve estar presente no pós-venda. O cliente precisa estar nutrido em todas as fases do processo com conteúdos que o faça migrar para a próxima etapa.

Na fase de fidelização, o conteúdo pode ser um post abordando os cases de sucesso da empresa. Isso demonstrará os resultados do seu negócio e passará credibilidade. Nesse momento, você já conhece o seu cliente a fundo, então, aproveite e envie conteúdos segmentados para ele, como materiais que solucionem dúvidas específicas.

Pesquisa de satisfação

Essa ação é muito importante para a fidelização do seu cliente. Sem uma pesquisa, fica inviável saber quais os pontos de melhoria. A melhor forma de saber se os seus clientes gostam dos seus produtos é perguntando diretamente a eles.

Caso você trabalhe com produtos, envie um e-mail uma semana após o recebimento da mercadoria perguntando o que ele achou. Caso tenha ficado insatisfeito, essa é uma boa hora de reverter o quadro e deixar uma boa impressão.

Se sua empresa trabalhar com a prestação de serviços, o envio de uma pesquisa de satisfação pode ser a cada três meses ou semestralmente. Nesse caso, a pesquisa abordará temas mais profundos como:

  • expectativas em relação às metas;
  • atendimento do projeto;
  • qualidade do que é produzido;
  • retorno sobre o investimento.

Conteúdo focado no pós-venda

Os anúncios pagos são importantes para atrair novos consumidores, porém, não são duradouros. O conteúdo é parte da estratégia do marketing que perpetua durante anos e pode engajar milhares de seguidores. A geração de conteúdo demanda tempo e segmentação do público, mas, depois de criado, pode ser atualizado e utilizado em diversas plataformas.

Clientes gostam de atenção e de saber que a empresa estará disponível sempre que ele precisar. Por isso, treinamentos ao vivo, webinars exclusivos e e-books personalizados são sugestões de conteúdos que facilitarão a fidelização dos consumidores.

Programa de desconto ou fidelização

Os programas de descontos ou de fidelização funcionam quando o cliente já entende o valor do seu produto e está disposto a continuar consumindo. Nada mais justo do que oferecer descontos e oportunidades melhores a eles em vez de aos novos clientes.

Os descontos podem ser progressivos, a medida que o cliente consome ele tem mais descontos, ou receber benefícios exclusivos que outros consumidores não têm. Possibilidade de adquirir novos produtos antes do lançamento oficial ou poder testá-los de forma gratuita são exemplos de fidelização.

Análise de dados e monitoramento

Você sabe o que os seus clientes estão falando do seu negócio nas redes sociais? Hoje já é possível monitorar o que os clientes falam sobre a sua empresa em tempo real.

Além das hashtags e citações no Twitter, algumas plataformas possibilitam o monitoramento de termos específicos na internet. O monitoramento é importante para que, caso algum problema ou crise surja, a empresa tenha tempo hábil de reagir e contornar a situação.

Muitos brasileiros ainda desconfiam das compras realizadas na internet e se sentem frustrados com o setor de pós-venda das empresas.

As avaliações feitas por usuários na internet ganharam extrema importância com o passar dos anos. Monitorar e analisar esses dados servirão de base para saber quais ações estão no caminho certo e quais ainda necessitam de ajustes.

Como escolher uma agência de marketing digital parceira

Estabelecer todos esses processos não é uma tarefa fácil de ser executada internamente. Por essa razão, uma agência de marketing é indicada não só para atrair novos clientes, como também para fidelizá-los. Pesquise as agências e veja qual têm mais afinidade com o seu segmento.

Um dos principais pontos que devem ser levados em conta é o foco no atendimento e relacionamento com o cliente. Esses diferenciais farão com que o trabalho seja executado da melhor forma, tanto para o seu negócio quanto para os seus consumidores.

Se você precisa da ajuda de uma agência de marketing digital, entre em contato conosco que nós possuímos a melhor solução para a sua empresa!