As empresas estão invadindo o Instagram

As empresas estão invadindo o Instagram

Lançada em outubro de 2010, o Instagram, rede de compartilhamento de vídeos e fotos, tem atraído cada vez mais a atenção das empresas. A rede social já atingiu números impressionantes, são 200 milhões de usuários, 1,6 bilhões de likesdiários e 60 milhões de fotos e vídeos compartilhados todos os dias. Esse crescimento tem mudado a forma dos profissionais de marketing pensarem as estratégias de conteúdo visual e plataformas móveis.

Foto: Reprodução/Instagram

Um estudo realizado pela Simply Measured analisou o perfil de 80 empresas presentes no Top 100 da Interbrands 2013 – ranking que elege as maiores empresas em questão de marketing, marca, competição e área financeira, e estudou 6.075 postagens, além de milhares de curtidas e comentários realizados no período entre julho e setembro. Os resultados são animadores.

Em 2012, o número de marcas presentes na rede social era de aproximadamente 54%. Atualmente, esse valor sobe para 86%, e delas, 73% posta pelo menos 1 foto ou vídeo por semana, o triplo das que tinham essa prática no ano anterior. O que mostra que as marcas estão se inserindo nesse mundo e trabalhando para manter presença, observando o que funciona e aumentando assim a sua audiência.

Com empresas postando mais conteúdo de qualidade e chegando até mais pessoas, os consumidores tem se tornado mais receptivos a esse tipo de material. O engajamento – curtidas e comentários – das marcas pesquisadas duplicou se comparado ao mesmo período do ano passado, e está 12 vezes maior que em 2012. Com essa maior receptividade dos usuários é o momento ideal para um alto engajamento e para o desenvolvimento da imagem da empresa.

O estudo mostrou que esse aumento da participação do público nas postagens das empresas se dá á maior atividade delas na rede social. O usuário tem ficado mais acostumado com o conteúdo das empresas e elas estão mais efetivas ao usar as redes.

Na rede em que passar rapidamente pelas postagens é habito, é de se esperar que os comentários e curtidas venham rapidamente e logo diminuam o volume. Dados mostraram que 50% dos comentários são feitos nas primeiras 6 horas, e 75% nas primeiras 48 horas. Entretanto, posts de alta performance levam cerca de 13 horas para atingir 50% dos comentários que recebem. Logo, investir em conteúdo de qualidade é a chave para manter os usuários engajados com a empresa. É preciso chamar atenção.

As companhias que têm conseguido fazer esse sucesso pelo Instagram com maior facilidade são as que possuem mais apelo visual, como empresas de mídia, automotivas, de luxo e vestuário. Em contra partida, serviços ligados à administração, finanças e fast food têm mais dificuldade em mover as massas.

O estudo apontou também que postagens que ligam outros usuários rendem 56% mais engajamento, mas 36% dos posts das marcas incluem pelo menos uma menção. É uma boa estratégia para buscar alcance, mas que tem de ser usada com cuidado para não irritar os usuários e gerar o efeito contrário. O mesmo ocorre com o uso das hashtags e o serviço de localização. As tags, se usadas pelo menos uma vez, aumentam em 12,6% de engajamento, e a localização cerca de 79%. Isso acontece graças a possibilidade dos usuários procurarem conteúdo por locais e assuntos, portanto, é importante dar atenção a essas funções para fazer o uso correto.

O Instagram tem se mostrado uma rede social de grande valia para a presença das empresas, com uma audiência engajada e muitas funções para isso. A partir do estudo da Simply Measured podemos tirar algumas lições que podem ajudar muitas marcas, como a importância de manter um ritmo nas postagens, prestar atenção nas legendas e buscar aproveitar as opções de menção, hashtag e localização.

Seguindo o exemplo das grandes companhias, com certeza sua conta poderá atingir muito mais consumidores, gerando assim maior engajamento e criando um bom relacionamento com o público. A Projetual é especialista em rede sociais e conteúdo, se você procura dominar a rede, e marcar forte presença por lá, venha tomar um café e conversar com a gente!

Fonte: Simply Measured – Instagram Study

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