A base de e-mails é um dos bens mais valiosos de uma empresa. Contudo, mesmo apresentando uma função vital no funil de vendas, o mailing ainda é ignorado por muitos gestores, que não o utilizam da maneira correta, ou pior: compram listas.

A partir da lista de e-mail é possível conhecer seus leads, entender necessidades, apostar em segmentações, criar automações e traçar metas. Por isso, é fundamental mantê-la atualizada, além de criar estratégias para engajar os usuários.

Veja algumas dicas de como fazer uma boa gestão de mailing!

Qual a importância de gerenciar sua base de e-mails 

O utilização do e-mail por parte das empresas surgiu com a internet na década de 1990. No entanto, alguns gestores têm mente que essa ferramenta está obsoleta e que perdeu espaço para as redes sociais. Mas não é bem assim: de acordo com a pesquisa Email Marketing Trends, 77,2% das empresas adotam estratégias de e-mail marketing. 

Além disso, 92% dos adultos online utilizam o e-mail. Isso significa que não usar essa ferramenta é abrir mão de um canal poderoso para conversar com seus futuros clientes. Mas, para isso, é preciso criar uma lista de e-mails sólida e frutífera, bem como saber gerenciá-la. 

Como fazer a gestão de mailing 

Para realizar uma boa gestão, seus contatos antigos devem ser excluídos, assim como os seguidores que não engajam. Além disso, você deve criar landing pages, pop-ups no site e anúncios que foquem na geração de novos contatos. Veja algumas dicas: 

Limpe sua base de e-mails periodicamente 

Por melhor que seja o seu conteúdo, as listas de e-mails caem 22,5% a cada ano. Isso é normal, pois as pessoas abandonam contas antigas, mudam de empresa ou simplesmente se descadastram na sua lista. 

Por isso, é importante que, periodicamente, a lista seja limpa. É melhor enviar mensagens para 200 pessoas e que 100 delas abram e interajam, do que enviar um e-mail para mil pessoas e apenas 100 o vejam.

Você pode limpá-la com a ajuda de algumas plataformas que verificam e-mails inativos e os excluem automaticamente, ou identificar e excluir manualmente os e-mails que aparecem como soft e hard bounce recorrentes na sua lista. 

Atualize os dados dos leads em um CRM 

Esse é outro ponto importante para fazer com que os fluxos caminhem da melhor maneira. Via de regra, a parte de geração de leads fica sob responsabilidade do setor de marketing, e a prospecção e contato com o lead é responsabilidade do setor de vendas.

Mas de nada adianta gerar bons leads para o setor de vendas, se eles não forem repassados e atualizados para um CRM. Os CRMs são sistemas utilizados para o gerenciamento de contatos que organizam e indicam qual o melhor momento de abordar o lead, em qual etapa do funil de vendas ele está e quais conteúdos ele engajou. Manter esses dados atualizados auxiliarão na gestão de um mailing saudável. 

Crie segmentações 

Os gerenciadores de e-mail marketing têm opções que permitem a criação de segmentações. Isso é importante para identificar usuários que não têm afinidade com o seu negócio e encontrar leads “quentes” que, possivelmente, se tornarão clientes. 

As segmentações podem ser realizadas com base em idade, sexo, localidade, conteúdos lidos, forma de entrada no mailing, número de campanhas abertas, entre outras opções.

Assim, você poderá criar campanhas específicas para usuários de determinada lista, segundo as metas que foram estabelecidas. 

Construa fluxos de automação 

Os fluxos de automação são fundamentais para a gestão de uma base de e-mails. É a partir da criação de automações, que é possível nutrir os leads de forma programada e contínua.

Já imaginou ter que mandar uma série de e-mails e conteúdos para todos os novos contatos que entram na sua base? Com o fluxo criado, o trabalho será somente o de analisar os resultados e abordar os leads que já estão no fundo de funil. 

A base de e-mails não deve ser tratada apenas como um acessório. Ela é um bem que a sua empresa conquista ao longo do tempo e, por isso, deve ser bem cuidada para continuar gerando novas vendas.

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