Benchmarking: o que é, o que analisar e o que NÃO fazer
Benchmarking é a análise das melhores práticas de marketing de empresas do mesmo ramo que a sua
Nos dias de hoje quase todos os setores empresariais levam em conta a comparação como base para avaliação de valores. Tudo está ligado a competição entre empresas e em analisar as melhores práticas que existem no mercado para as aplicar diretamente no seu negócio.
Trata-se de um feedback sobre o que está funcionando e o que não está funcionando no mercado, o que ajuda os executivos tanto de grandes quanto de pequenas empresas a melhorar os resultados e tomar as melhores decisões para manter a taxa de crescimento do negócio sempre no alto.
Para todos aqueles que desejam se tornar referência no setor ou mesmo alcançar maiores rendimentos, a prática é perfeita.
Para monitorar o mercado da melhor maneira possível é necessário analisar as tendências e práticas, interpretá-las corretamente, avaliá-las e, principalmente, mensurar as informações coletadas. Entender os dados e compreender como eles podem ajudar a sua empresa é uma maneira mais efetiva do que coletar dados demais e não saber o que fazer com eles.
Cada empresa possui fatores que impactam mais ou menos a performance de mercado, por isso não há uma fórmula específica a ser seguida e definida. Contudo, é preciso criar indicadores-chave personalizados de performance, que servirão de benchmarking, ou seja, referência para ser usada pela equipe de marketing para desenvolver as melhores iniciativas para melhorar a posição da empresa.
O que analisar
Dentro do marketing digital o benchmarking existe ou para investigar as estratégias como um todo ou para analisar aspectos específicos dentro de um segmento desejado. Alguns desses aspectos são entender o search marketing como prática, analisar as redes sociais e e-mail marketing que mais estão sendo usados e quais dão um retorno financeiramente mais rentável. Algumas perguntas devem ser respondidas no processo de benchmarking:
- Como os meus concorrentes estão interagindo com os consumidores?
- Com qual frequência ocorre essa interação? Qual o tipo de informação compartilhada e qual o tom que eles usam ao se comunicar?
- Qual canal é o mais utilizado para essa interação?
- As ações de marketing da minha empresa estão gerando mais engajamento dos usuários em relação aos meus concorrentes?
Quando essas perguntas são respondidas e os dados são avaliados da melhor maneira possível, é possível captar os pontos positivos e negativos do marketing que a sua companhia aposta e, assim, criar um modelo de referência e um padrão a ser seguido.
O que NÃO fazer
O objetivo majoritário do benchmarking é causar um impacto positivo na empresa ou no projeto, ou seja, se ele for utilizado da maneira incorreta também pode causar muita dor de cabeça e gerar efeitos negativos sobre o trabalho da empresa, fazendo com que todo o esforço seja jogado no lixo. Algumas práticas podem ser evitadas para que o pior não aconteça.
- Não saber quais ferramentas deve utilizar e não saber monitorar as métricas sem relevância para a área de atuação da empresa.
- Ver o benchmarking como uma prática única, ou seja, não como algo constante que deve ser observado e analisado sempre.
- Não ter objetivos concretos.
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