Como a pesquisa pode fazer a diferença na sua produção de conteúdo?

Como a pesquisa pode fazer a diferença na sua produção de conteúdo?

O poder da assertividade é um dos pontos mais importantes durante a produção de conteúdo. O usuário deve, sem dúvidas, ler o que você escreveu e compreender o que está sendo enunciado. Muitos profissionais pecam pelo exagero, enchem de firulas um texto simplesmente porque acham que fica bonito. Aqui, na Projetual, nós prezamos pela objetividade, clareza e pela pesquisa. Neste texto, separamos dicas para você mandar bem em seu planejamento de mídias digitais. Vem com a gente?

Melhore a sua produção de conteúdo com a pesquisa ativa

Quem deseja fazer um trabalho como social media coerente deve pesquisar a fundo sobre o nicho que está produzindo conteúdo. Este trabalho envolve um olhar apurado no que a concorrência está fazendo.

Mas não faça apenas isso. É preciso procurar referências em lugares diversos. Para não fazer mais do mesmo, a criatividade tem que brilhar, faça uma lista com referências distintas e dentro disso encontre a essência do seu trabalho.

No livro: Roube como um Artista, o escritor estadunidense Austin Kleon traz, através de mensagens positivas, um olhar diferenciado mostrando como o leitor pode “ativar” o seu lado criativo.

Não se trata, portanto, de copiar o que o outro está fazendo. É muito mais profundo do que isso. É preciso entender que você pode trazer para o seu projeto diferentes referências. Quando o autor usou a palavra “roubar” era justamente para falar sobre como é preciso buscar o que há de melhor no projeto dos outros. “Primeiro, você descobre o que vale a pena roubar, depois você segue para a próxima etapa”, comenta o escritor.

Um dos ensinamentos principais do livro é o seguinte: “(…) quando você olha para o mundo buscando o melhor dele, você para de se preocupar com o que é “bom” e o que é “ruim” – há apenas coisas que valem a pena ser roubadas e coisas que não valem.”

O que Kleon propõe é que o comunicador busque dar o seu melhor em seus projetos. O ser humano é formado por inúmeras referências; todos os dias, nós somos bombardeados por inúmeras informações – sejam elas: visuais, audiovisuais e/ou híbridas. O que é realmente importante é perceber sentido naquilo que você faz e, a partir disso, procurar referências que possam contribuir com o seu projeto.

Encontre sentido no que você está fazendo

Fazer algo apenas por fazer pode até te trazer bons frutos, mas nunca os melhores resultados. Note que é justamente o sentido que fará com que o seu trabalho realmente seja valorizado, pois até a forma como você fala dele, muda.

No mundo contemporâneo não basta ser apenas criativo, é preciso ter profundidade e consistência. Fazer mais do mesmo só vai deixar o seu negócio na superfície. Você já assistiu o filme “De Repente 30”? Lembra da cena final em que a personagem Jenna Rink, interpretada por Jennifer Garner, cria um projeto para reformular a revista em que atua como diretora criativa?

Se você não lembra dessa cena, vou te dar um spoiler: o projeto foi extremamente bem-sucedido, pois tinha três elementos para o sucesso: muita pesquisa envolvida, diversas experimentações e principalmente amor. É preciso se entregar ao projeto e encontrar sentido naquilo que você está fazendo.

Quem deseja ser destaque em seu nicho de mercado, deve investir em uma produção de conteúdo profunda, que seja capaz de integrar todos os canais de forma holística. Quer ajuda para elaborar uma estratégia forte para a sua marca? Entre em contato com a gente, nós temos uma equipe de especialistas preparados para te ajudar.