Como aumentar seu engajamento no Instagram?

Como aumentar seu engajamento no Instagram?

Recentemente, falamos em nosso blog sobre a punição mais grave do Instagram: o Shadowban e como não cair nesta cilada. Então, hoje, a nossa conversa vai ser sobre as boas práticas de uso nesta rede social, pois esse tema é super importante para você conseguir aumentar seu engajamento no Instagram. Vem com a gente? 

Dicas para aumentar seu engajamento no Instagram 

O Instagram é uma das redes sociais mais populares no Brasil, só para se ter uma ideia, o Instagram conta com 500 milhões de usuários ativos, por dia, nesta rede social em todo o mundo. Mas essa visibilidade requer alguns cuidados essenciais para que a sua marca se desenvolva e conquiste novos clientes.  

Um destes cuidados é em relação ao uso de hashtags, lembre-se que a rede social limita este uso a 30 hashtags por publicação e elas devem ser coerentes com o tipo de conteúdo publicado.  

Quando essa regra não é respeitada, sua publicação vai ser entregue a menos usuários que normalmente seria, por isso, é extremamente essencial que você invista em planejamento estratégico em que cada publicação seja pensada individualmente. Não marque bobeira, hein. 

O planejamento da sua marca no Instagram deve ser focado em responder às dores do seu cliente (ou potencial e-shopper).  

Pense em seu Instagram como um espaço para você mostrar o melhor da sua marca ao seu consumidor, como: seus produtos e/ou serviços, conteúdos do seu nicho que possam ajudar sua persona. Deixe a criatividade fluir, não tenha medo de ousar, mas nunca desrespeite as políticas de uso do Instagram. 

Leia também: Segredos e estratégias para produzir conteúdo para o Instagram. 

Práticas de mau uso no Instagram 

Práticas de mau uso no Instagram podem levar com que a sua marca seja castigada, isto é, caia no Shadowban, que é o bloqueio do conteúdo de um usuário em redes sociais. Na maior parte das vezes, esse bloqueio acontece sem que o usuário saiba o que está acontecendo com seu perfil.  

Este castigo tem duração imprecisa e limita o engajamento e o alcance do usuário em suas publicações, tanto as publicações do feed quanto as do story.  

As causas desse tipo de punição ainda não foram divulgadas pelo Instagram, mas elas geralmente estão relacionadas à práticas de mau uso nesta rede social, tais como: compra de seguidores⁣, uso de ferramentas de auto follow⁣, uso indevido de hashtags e publicações de conteúdos pornográficos, por isso, evite essas práticas.  

Seja coerente com seus consumidores, lembre-se que seu foco deve ser conquistar novos clientes, e, para tal, conteúdo de qualidade é indispensável. Aumentar seu engajamento no Instagram é importante para você encontrar leads qualificados. Só para isso, pois números por si só não significam nada. Trabalhe de forma criativa e de forma estratégica, é assim que você vai se destacar em relação à sua concorrência. 

E aí, gostou deste artigo? Fique de olho em nosso blog, toda a semana, nós lançamos conteúdos novos e exclusivos para te ajudar a entender mais sobre Marketing de Conteúdo. Ficou com alguma dúvida? Fale com a gente. 

COMPARTILHE: