Como é o Whatsapp Business - Projetual 2

Você lembra que um tempo atrás falamos aqui sobre como deveria ser a versão empresarial do WhatsApp? Lançado nessa semana, finalmente sabemos como é o WhatsApp Business.

A empresa responsável pelo app entendeu que há tempos o WhatsApp não é apenas um meio de comunicação. Em seu blog, fala que 80% das pequenas empresas na Índia e no Brasil afirma que o aplicativo as ajuda na comunicação com seus clientes.

O objetivo geral da nova plataforma parece dar mais legitimidade para as empresas conversarem com seus clientes, ao mesmo tempo que dá algumas ferramentas para facilitar e otimizar a comunicação.

Disponível apenas para Android, por enquanto apenas os usuários da Índia, Indonésia, México, Reino Unido e EUA sabem exatamente como é o WhatsApp Business. Em algumas semanas, a empresa informa que liberará para o resto do mundo.

E como é o WhatsApp Business

A primeira novidade é que o ícone de gancho de telefone foi substituído pelo B, de Business. Mas a identidade visual do App basicamente permanece a atual.

Além de todas as funcionalidades do WhatsApp convencional, a versão Business inclui ferramentas que partem de um perfil da empresa.

Como é o Whatsapp Business - Projetual
Perfil da empresa inclui as informações mais relevantes sobre o negócio. Imagem: WhatsApp Blog.

 

Depois de entrar com o número comercial no app, é possível criar uma espécie de cartão de visita do negócio (o próprio perfil), que pode incluir endereço, descrição da empresa, e-mail e website, horário de atendimento, entre outros.

Através desse perfil, as pessoas que quiserem se comunicar vão saber que estão entrando em contato com um perfil comercial (empresarial), já que isso será informado. Vale lembrar que isso traz um caráter mais oficial para a empresa e também não deixa o usuário em dúvida.

Ferramentas de Mensagens

Mas as ferramentas de mensagem são certamente a parte mais útil. É possível criar um banco de mensagens rápidas para responder perguntas frequentes. Na hora de responder, basta selecionar a resposta coincidente com a pergunta e economizar tempo respondendo.

Como é o Whatsapp Business - Projetual
Mensagens rápidas aparecem no campo de texto para escolha. Imagem: reprodução / Exame.

 

Também há como gravar mensagens automáticas, como para informar que você está ausente ou para cumprimentar um novo cliente. Essas mensagens também podem ser customizadas pelo dono da conta, da forma que quiser, e poderão continuar sendo incluídos os tão populares emojis.

Uma das principais utilidades deste recurso será configurar uma mensagem de ausência para mensagens recebidas fora do horário de atendimento da sua empresa, informando os clientes sobre quando receberão uma resposta.

É possível ainda agendar envio de mensagens, programando dia e horário que a mensagem será disparada.

Para que a empresa possa ter mais controle sobre as ações no aplicativo, também é disponibilizado um básico sistema de métricas que informará o número de mensagens enviadas com sucesso, entregues e lidas.

Migrar sua conta

Os usuários que quiserem entrar em contato com os perfis comerciais das empresas não precisarão baixar outro aplicativo, já que a versão Business é integrado com o WhatsApp Messenger.

Da mesma forma, as empresas poderão migrar as suas contas antigas e todas as suas conversas para o novo aplicativo, sem perda de dados.

Até o momento, o download do aplicativo foi liberado no Google Play para a Indonésia, Itália, México, Reino Unido e Estados Unidos. Nas próximas semanas mais países poderão fazer o download, e estima-se que o Brasil faça parte da lista.

Gostou de saber como é o WhatsApp Business?

Continue ligado nos canais da Projetual para saber mais dicas e ferramentas úteis para o marketing digital de sua empresa. Além do blog, também temos canal no Youtube e fan page. Nos acompanhe!