Como escolher a combinação de cores certa para a sua empresa?

A identidade visual é um dos pontos-chave para o sucesso de uma empresa. Deve ser desenvolvida a fim de se manter fiel aos conceitos principais da marca em questão, respeitando seus valores e objetivos.

Qual a combinação de cores ideal para sua empresa?

Foto: Reprodução / Mashable

As cores representam uma importante parcela da eficiência gráfica da marca, por isso, na hora da criação, deve existir muito cuidado com o planejamento correto. Veja abaixo algumas dicas de como escolher as cores ideais para sua companhia.

Conheça sua audiência

Conhecer seu público consumidor é imprescindível para o sucesso da marca. Antes de escolher as cores da empresa, entender o perfil do seu target caracteriza-se como uma ação importante devido às diferentes formas de reação das pessoas frente as cores. Uma dona de casa, na faixa dos 50 anos, reagirá a determinadas cores diferentemente em relação a um jovem de 18 anos que passa o dia em frente ao computador, por exemplo.

Analise os competidores e diferencie-se

Os esquemas de cores, logos e sites de seus concorrentes são um importante ponto de partida para você situar-se em meio à sua área. A partir da análise primária, as escolhas podem variar, desde a permanência na parte “tradicional” à mudança de cenário em um mesmo contexto industrial. Para diferenciar-se, é importante ir em uma direção contrária, ousando na escolha de novos tons que, ainda assim, representem as intenções da marca.

Pense psicologicamente

Estudos ligados à psicologia dão conta das influências de cada cor sobre as pessoas. Portanto, se é desejada atenção, combinações de cores chamativas, curiosas e diferentes – verde limão e preto, por exemplo. Se a intenção é contrária, transmitindo sensações de serenidade e paz, cores como o roxo e o azul são ideais. Tudo baseia-se nas peculiaridades do público-alvo. De qualquer maneira, a identidade visual deve ser desenvolvida além do esquema de cores unicamente – levando em conta a personalidade e os diferenciais da marca.

Pense grande

Arriscar é preciso para não cair em um mar de opções idênticas. É importante também que haja destaque e distinção frente outras marcas do mesmo segmento – nem sempre “o que é popular agora” mostra-se a melhor escolha.

Fontes: Mashable

COMPARTILHE: