Um dos maiores desafios para e-commerces nos tempos atuais é se destacar entre os diversos concorrentes no mercado. Alavancar sua taxa de conversão de vendas, ou seja, conquistar os clientes em potencial que acessam o seu site, é o melhor caminho para um e-commerce de sucesso.

Um cliente que acessa sua loja virtual passa por diversas etapas antes de concretizar a compra: acessa o site por meio do Google ou um anúncio, entra em sua página, lê o conteúdo e começa a construir sua percepção sobre o serviço. Por esse motivo, desenvolver e utilizar estratégias de marketing digital é indispensável para obter sucesso e converter o máximo de leads (clientes em potencial) em clientes fiéis.

Você sabe o que é taxa de conversão de vendas?

Quando falamos de taxa de conversão de vendas nos referimos aos índices de visitantes de um determinado site que realmente concluem uma compra. Sendo representado pela seguinte fórmula:

Taxa de Conversão = [(Número de Vendas) ÷ (Total de Visitas)] × 100

Por exemplo: se um determinado site teve 200 visitas em um determinado período e efetivou quatro transações, a taxa de conversão calculada é de 2%.

A partir da taxa de conversão, você consegue fazer uma avaliação do desempenho e dos resultados reais alcançados pela empresa, mostrando quais ações são mais eficazes e trazem mais retorno ou então quais delas devem ser descontinuadas.

Veja também: Como a antropologia do consumo influencia no marketing.

Como aumentar a taxa de conversão de vendas?

Existem várias estratégias online que podem te ajudar a alcançar esse resultado. Confira algumas que separamos:

1. Se dedique na apresentação dos produtos

Nunca economize nos detalhes técnicos da descrição e na qualidade das fotos dos produtos. A combinação de qualidade do conteúdo com o design da página e a facilidade de navegação são pilares para a concretização do processo de compra na Internet.

Além da apresentação dos produtos, as pessoas confiam muito mais na opinião de outros clientes. Disponibilizar para o público uma avaliação de satisfação, e as respostas geradas por ela, pode ser decisivo para atrair a confiança de um cliente e fechar a venda.

2. Ofereça uma interface intuitiva

É do design de interface a responsabilidade de fazer o usuário entender onde clicar e o que acontecerá após o clique, ajudando a melhorar a experiência de navegação. Apesar de páginas com design atrativos gerarem maior credibilidade, o fator mais importante deve ser o bom funcionamento. Sem travamentos, arquivos pesados, carregamentos longos ou bugs diversos.

Não se esqueça do desempenho de suas plataformas mobiles. De acordo com uma pesquisa da ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) realizada no primeiro semestre de 2017, a taxa de conversão do brasileiro caiu, em média, de 1,6% para 1,3% em relação ao ano anterior. A entidade atribui essa queda ao aumento dos acessos via mobile, que ainda não alcançam um bom desempenho de vendas.

Veja também: Análise de dados como ferramenta de crescimento para o e-commerce.

3. Associar o e-mail marketing à inteligência de dados

Ofereça um e-mail marketing de qualidade, com contatos qualificados, e uma boa base de dados para extrair informações de forma rápida e eficiente. Atualmente, é possível e relativamente barato o acesso a esse tipo de tecnologia, que integra todas as ferramentas disponíveis para favorecer a inteligência do negócio.

A abordagem de e-mail marketing pode ser segmentada para nichos com interesses específicos, aumentando as possibilidades de conversão. Veja nosso texto sobre aqui.

4. Utilizar uma boa estratégia de SEO

Outro fator muito importante para aumentar a taxa de conversão de vendas é o uso de SEO (Search Engine Optimization), conjuntos de estratégias que auxiliam na melhora do posicionamento de um site, tendo um grande poder na atração de tráfego qualificado para o seu e-commerce.

A internet é a ferramenta mais assertiva na decisão de compra da maioria dos consumidores de lojas virtuais, já que utilizam os sites de busca, como o o Google, para pesquisar e encontrar diferentes marcas, produtos ou serviços. É indispensável que a sua loja esteja sempre bem colocada para aparecer nos primeiros resultados dos buscadores.

5. Dar espaço às estratégias de longo prazo

Por último, não se esqueça de pensar sempre no futuro de sua empresa, reforçando sua identidade e posicionamento perante o público e o mercado. Procure sempre destinar parte do orçamento de marketing para anúncios e conteúdos com os objetivos de alavancar a visibilidade da loja e promover um relacionamento mais estreito com o cliente.

Com as estratégias corretas é possível aumentar bastante a taxa de conversão de e-commerce. Além disso, existem várias outras estratégias que você pode colocar em prática para melhorar a visibilidade da sua empresa. Para saber de outras dicas, continue acompanhando nosso Blog e também nosso Canal no Youtube.