Uma parte fundamental de qualquer boa estratégia de marketing passa pelo relacionamento com os clientes. Ele auxilia nas vendas, ajuda na criação do vínculo entre clientes e empresa e é a chave fundamental para fidelizar o público.

Atualmente, consumidores do comércio eletrônico tem expectativas altas, eles esperam ser compreendidos, bem atendidos e representados por marcas e empresas. É preciso estar sempre atento à estratégias que estabeleçam um vínculo com o comprador e o levem a “voltar sempre”.

Pensando nisso, veja agora as cinco dicas que Rodrigo Machado, Gerente de Marketing da Giuliana Flores, maior e-commerce de flores de presentes do país, traz para melhorar o relacionamento entre e-commerce e cliente. Confira:

1. Ofereça canais de comunicação bem alinhados e estruturados

Seu cliente muitas vezes estará em busca de suporte e auxilio. Portanto, é importante compreender as características de seu nicho de atuação e manter abertos todos os meios possíveis de contato: e-mail, chat, mídias sociais, callcenter, SAC virtual, etc. Esteja onde seus consumidores preferem se comunicar.

Outro fator importante é garantir que essas plataformas estejam bem estruturadas e alinhadas, afinal um contato que começou através de e-mail, pode muito bem terminar nas redes sociais ou no SAC. Muitas vezes ter um atendimento ótimo em um canal mas insatisfatório em outro pode fazer com que você perca consumidores, se esforce para oferecer uma experiência excelente em todos os meios de atendimento.

2. Ofereça um serviço empático e ágil 

Não é segredo que quanto melhor for um atendimento, maiores as chances do cliente se sentir satisfeito. Para que isso ocorra, o momento no qual o cliente entra em contato precisa acontecer de forma otimizada e rápida, deixando todas as dúvidas ou solicitações atendidas.

Os consumidores da internet esperam sempre respostas ágeis. Não se preparar para isso é tornar real a possibilidade de ver seus clientes migrando para as concorrências, as vezes antes mesmo de conferir a qualidade de seus produtos. Portanto, invista em métodos e tecnologias que permitam uma resposta aos contatos dos clientes no menor intervalo de tempo possível, preferencialmente em poucos minutos.

Veja também: O poder da empatia no marketing de sua empresa

3. Não desvalorize o poder do callcenter

O contato humano as vezes pode fazer toda a diferença para aquele seu cliente que está tendo dificuldades ou dúvidas sobre seus produtos. Além disso, muitas pessoas ainda o preferem em vista dos atendimentos online. Mesmo não sendo tão eficaz para as vendas, o atendimento via callcenter é extremamente importante para solucionar problemas que as vezes são difíceis de serem entendidos apenas pelo atendimento automático, e-mails ou mídias sociais.

É comum que empreendedores não enxerguem no callcenter o potencial que esse canal realmente tem para otimizar as atividades do dia a dia e impulsionar resultados. Caso seja aplicável e viável para seu negócio, não deixe de considerar essa opção!

4. Sempre que possível solucione o problema de seu cliente

Essa é simples e importante. A base de um bom atendimento ao cliente é evidentemente solucionar, quando possível, todas as dores do cliente. Você pode ser ágil na resposta, mas não renderá frutos se a dúvida ou o problema não forem resolvidos.

Procure sempre conhecer as dores de seu consumidor, quando possível já evitando-as. Além disso, elabore sempre um bom plano para resolver os problemas com a maior rapidez e eficiência possíveis.

Veja também: Como entender a jornada de compra de seu cliente.

5. Não deixe de investir em campanhas de relacionamento

Por fim, uma ótima ideia para manter seu cliente feliz, é fazer ele se sentir lembrado por meios de campanhas e ações de relacionamento. Existe um mar de possibilidades: conteúdos customizados, lembrancinhas em datas especiais, mensagens personalizadas e comemorativas… As redes sociais podem ser ótimos canais para isso.

Além disso, se você precisar da ajuda de uma agência de marketing digital para suas campanhas de relacionamento com o cliente, entre em contato conosco, nós sempre encontramos a melhor solução para a sua empresa!

Com informações de ecommercenews.