Qualquer que seja o ramo de uma empresa, produzir conteúdo é uma parte importante do marketing. Entretanto, a quantidade colossal de conteúdo sendo produzido por diversos atores, todo dia, força as marcas a pensar de maneira estratégica para se destacar.

Uma estratégia de conteúdo bem definida ajuda uma marca a distribuir o conteúdo certo para cada tipo de audiência, aumentando o engajamento do público com a empresa. Listamos 5 pontos essenciais para atingir esse objetivo.

 

Tenha diretrizes bem claras

O centro de toda estratégia de conteúdo deriva da identidade da marca. Assim, todo o conteúdo deve ter como base e principal propósito levar a marca até o público-alvo.

A identidade de marca deve guiar o estilo e a extensão do material produzido. Incorporando missão e valores e sendo honesto e útil para sua audiência, a marca consegue criar um vínculo muito proveitoso com seu público.

 

Identifique seu público

Após definir seu conteúdo como uma extensão da identidade de marca, você precisa entender bem como seu público-alvo se comporta. Entendê-lo profundamente é a chave para produzir o conteúdo certo, no momento certo.

A melhor maneira de fazer isso é criar várias personas, com traços bem construídos, e escrever textos como se fossem dirigidos apenas a estas. Para tanto, a empresa deve ouvir bem sua base de clientes existentes, realizar muita pesquisa e ouvir bastante o que dizem sobre sua marca e sobre seus concorrentes.

Leia mais: Buyer Persona – o que é e sua importancia no Marketing Digital.

Documente toda sua estratégia

Em meio a tanta pesquisa e produção de conteúdo, é fácil se perder dentro do próprio planejamento. Ter documentado tudo que está sendo feito ajuda a ter uma visão macro da situação e também a alinhar diferentes setores da empresa no propósito comum de atingir os resultados esperados pela diretoria.

Documentar tudo o que está sendo feito, para onde está indo a verba de marketing e os resultados esperados e atingidos contribui para a maturidade da estratégia.

 

Faça um calendário de postagem

Construir uma presença digital sólida requer consistência e perseverança. O calendário mantém o foco nessa empreitada.

Mesmo que o conteúdo criado seja para a audiência, os colaboradores têm que acompanhar o que está sendo feito. Nada melhor do que um calendário com a previsão de lançamento de tudo que está sendo feito para manter a equipe atualizada.

Um efeito colateral interessante é contribuir para a colaboração com a estratégia, fazendo com que o conteúdo seja mais diverso e criativo.

 

Relatórios de performance

Acompanhar como cada conteúdo postado é recebido pelo público é importante para aprimorar a estratégia. Coletar e medir a performance de cada conteúdo ajuda a entender melhor se a estratégia está dando certo, quais os pontos de possível melhoria e os melhores caminhos a seguir.

São vários os níveis de medição de performance. Criar métricas que façam sentido para o modelo de negócio da marca é muito importante; porém, dá pra começar pelo básico: Google Analytics, cliques, ranqueamento no Google, compartilhamentos em redes sociais etc.