Esse termo relativamente novo no mundo do varejo, o omnicommerce, uma extensão do omnichannel, consiste basicamente em integrar, de forma consistente, todos os canais de vendas de uma determinada empresa ou marca tanto no mundo offline quando online.

Com a intenção de proporcionando ao cliente uma experiência de compra que melhor se adeque a ele, o omnicommerce busca criar estratégias de negócios, fidelização, personalização e aumento de performance em suas operações.

Empresas brasileiras e o omnichannel

Segundo dados levantados pela Zendesk, no Brasil apenas 3,5% das empresas oferecem suporte omnichannel aos seus consumidores. A pesquisa foi realizada com 37 mil empresas que utilizam suas plataformas em 14 países – o Brasil ocupa a 10ª colocação no ranking.

Uma dessas empresas, o Magazine Luiza, vem focando seus esforços na transformação digital. Uma das estratégias usadas foi aproveitar ao máximo os recursos de geolocalização em suas campanhas usando o set-up completo das ferramentas de localização Google.

Para isso, eles fizeram ajustes em suas contas do Google Meu Negócio, adicionando extensões locais para aumentar a cobertura das lojas. Também implementaram o rastreamento de visitas às lojas em todas as contas e campanhas, e começaram a analisar o impacto que essas visitas direcionadas por elas causam no ROAS.

Por fim, a empresa iniciou conversas internas para adotar novas métricas de sucesso e ferramentas de mensuração,  e começou a analisar seu ROAS (Return of Ad Spend) sob uma perspectiva Omnichannel, integrando os números do online e offline.

Essas medidas trouxeram clareza na mensuração dos resultados e a empresa já viu um aumento de 140% da influência do Google nas visitas de loja física de 2016 para 2017.” Neste ano, 4.5 milhões de visitas foram influenciadas por campanhas digitais veiculadas pela empresa.

E-commerce brasileiro deve movimentar R$270 bilhões até 2020.

Estratégias omnicommerce que já estão transformando o varejo no Brasil

De acordo com Líverton Oliveira, Head of Technology and Business Strategy do Grupo FCamara, empresa especializada no desenvolvimento de soluções digitais, o Omnicommerce foi criado para para “otimizar o conceito do omnichannel nos serviços de varejo online e offline. Para isto, utilizamos soluções como reconhecimento facial, estratégias de negócios, inteligência de dados e transações digitais. A nossa ideia é aproveitar o melhor da tecnologia e utilizar o conhecimento que temos de e-commerce e varejo para proporcionar resultados incríveis aos nossos clientes”.

Desta forma, buscando oferecer serviços sempre atualizados aos seus clientes, o setor de Omnicommerce do Grupo FCamara segue um posicionamento concentrado em três pilares:

  1. Estratégias de Negócios: Nesse setor estão concentradas as oportunidades de entregar aos clientes resultados como: aumento de rentabilidade, eficiência operacional, redução de custos, fidelização de clientes e experiências que encantam os olhos do consumidor final.
  2.  Inteligência de Dados: A informação tem um preço valioso atualmente, aplicações de machine learking, estratégias de analise de dados e soluções de reconhecimento de imagem e facial, são ferramentas para proporcionar aos clientes do grupo insights, a partir do cruzamento dos dados da jornada online e offline dos consumidores, informações sobre como impulsionar as vendas no mundo físico com a mesma proporção do online, que tem recebido maior atenção nos últimos anos.
  3. Transações Digitais e Serviços Financeiros: Como boa parte dos problemas resolvidos envolvem diretamente transações digitais, o setor tem buscado especialização no segmento financeiro em assuntos como Open Banking e Blockchain, além dos tradicionais meios de pagamento afim de proporcionar inovação ao segmento.

Para entender melhor o conceito de omnichannel, assista ao vídeo que preparamos!

Para continuar informado no mundo do marketing digital, acompanhe nossos canais! Além do blog, também temos nosso Instagram e canal no Youtube. Até a próxima!

Com informações de ecommercenews.