Apesar de ser imensamente difundido, muitas marcas ainda cometem erros primários na hora de operacionalizar o marketing de conteúdo. Essa estratégia ganhou muita importância na década passada e não há sinais de que ela venha a cair em desuso.

Pelo contrário: tudo aponta que uma boa estratégia de conteúdo é o melhor caminho para construir uma marca na década de 2020, se você a fizer da maneira correta.

A seguir estão algumas dicas para gerar melhores resultados.

Marketing de conteúdo não é anúncio

Muitas marcas caem no erro de lançar um produto/serviço, produzir alguns conteúdos para as redes sociais e blogs e então deixam de gerar mais conteúdo.

Marketing de conteúdo é uma tarefa perene. É por meio de toda a informação gerada que seus clientes – atuais e futuros – irão se conectar a você e aprender mais sobre o que você está oferecendo. É dessa forma que um artigo escrito tempos atrás pode ser a chave para conquistar mais clientes.

Mantenha um fluxo de conteúdo de relevância para seu público e colha resultados.

Leia mais: Como montar uma estratégia de conteúdo eficaz em 5 passos

Sempre entregue valor para seu público

Oferecer dicas e conselhos que realmente funcionam é algo que toda marca deve fazer. Sua marca oferece planejamento financeiro? Disponibilize um e-book. Tem uma franquia de restaurantes? Ofereça um guia sobre nutrição. É um palestrante famoso? Divulgue vídeos de suas falas.

Mesmo parecendo que você está “dando seu trabalho de graça”, é a demonstração de que você está aberto para iniciar uma relação em que todos ganham, e também demonstra seu domínio sobre seu ramo.

Não deixe nenhuma oportunidade passar

A maioria dos visitantes do seu site – ou qualquer perfil em redes sociais – nunca mais irá voltar a qualquer conteúdo seu. Ainda: a maior parte dos seus visitantes precisa de vários pontos de contato para se tornar cliente.

Portanto, todo o seu conteúdo deve ter o propósito de guiar quem o consome para a jornada de cliente que você desenhou; seja uma landing page, uma newsletter, outro artigo complementar, um teste grátis etc.

Seja consistente

Você deve se manter relevante na cabeça dos seus clientes. Mantenha um ritmo de postagens de qualidade tanto pela lembrança contínua junto a seu público quanto para atender aos padrões dos algoritmos das redes sociais.

Além disso, seu conteúdo deve estar alinhado à imagem da marca e deve ser otimizado sempre. O que nos leva para a última dica…

Esteja engajado com seu público

Estar em proximidade com seus potenciais clientes, aprendendo quais são seus principais problemas, construindo uma solução e os guiando para resolvê-los com seu produto/serviço, é uma tarefa árdua, mas que traz resultados extraordinários.

Responder ativamente às reclamações difusas do seu público faz com que este se engaje nas suas publicações, transformando seu conteúdo em uma conversa de mão dupla – e os clientes, em defensores da sua marca – e angariando novos clientes. É uma relação na qual todos ganham.

Leia mais: Marketing de Engajamento 

Manter o público engajado e interessado em conteúdos sempre interessantes e com alta entrega de valor é um trabalho que traz resultados.