Como se criam as tendências de pesquisa no Google?

Como se criam as tendências de pesquisa no Google?

Quando você começa a trabalhar no SEO do seu site, há muitos aspectos a levar em conta e técnicas que você pode usar para alcançar o topo dos resultados do Google. Uma das principais recomendações para otimizar seu site é colocar-se no lugar do usuário e entender como ele pesquisa no Google.

Como você deve saber, trabalhar na otimização da web para uma série de palavras-chave de alto volume de busca é essencial para que seu site seja bem sucedido. Isto porque aparecer em um grande número de pesquisas permitirá que você tenha mais visibilidade e, portanto, opções para vender produtos e serviços online. Afinal, a adaptação aos hábitos de busca dos usuários é vital.

 

As tendências de busca não são novidade…

Você pode não me lembrar de nada, mas tudo começou com a Carol Brady. Quem é essa? Bem, isso é exatamente o que muita gente na rede queria saber. Bem, mais especificamente, eles queriam saber o nome de solteira dela. Assim, numa manhã de 2002, vários trabalhadores do Google detectaram-na e tudo começou a tomar forma.

Durante sua análise, eles se perguntavam quem era essa garota e por que tantas pessoas estavam interessadas em saber o sobrenome de seus pais. E não só isso, por que a popularidade desta frase aconteceu em 5 momentos diferentes durante a noite, em intervalos precisos? Um grande mistério.

Bem, parece que este mistério mudou para sempre a forma como entendemos o comportamento dos utilizadores. Aconteceu que Carol Brady era uma estrela de novela e que o seu nome de solteira tinha acabado de aparecer entre as perguntas do conhecido programa Quem Quer Ser Milionário? – E qual foi a razão dos picos nas buscas nestas faixas de tempo? Em termos simples, eles tinham ocorrido exatamente quando a pergunta estava aparecendo no programa nas várias faixas horárias da televisão americana.

Toda esta situação foi um ponto de virada na análise dos motores de busca: uma nova forma de as pessoas expressarem os seus pensamentos em tempo real e a partir de muitas localizações geográficas diferentes estava a emergir. Foi assim que começaram as tendências de pesquisa do Google.

 

E as buscas por SEO?

Parece claro que o acesso às tendências pode ser útil para um negócio online. Sem ir mais longe, estar atento às últimas tendências de pesquisa irá permitir-lhe manter os seus termos SEO e SEM atualizados e atualizados.

Por exemplo, um site de telefonia móvel pode notar como o termo “celular” está se tornando cada vez menos procurado. Se essa tendência continuar com o tempo, pode parecer que é hora de repensar a estratégia e parar de otimizá-la. No entanto, aqui você pode encontrar uma oportunidade de negócio, pois se menos pessoas otimizarem seus sites para esta palavra-chave, é possível que a relação volume x competição aumente sua lucratividade.

Precisamente por isso, é importante trabalhar com ferramentas de palavras-chave como o RankingCoach, que garantem que você pode encontrar as palavras-chave mais adequadas para o seu site e sua estratégia de negócios em todos os momentos. Conhecer estas tendências de pesquisa no google também o ajudará a obter informações valiosas para qualquer empresa ao decidir que versão de um produto ou serviço é a mais interessante de promover em meios digitais.

 

Pesquisar tendências para palavras-chave de cauda longa

A extensão das palavras-chave também é um problema quando se trata de analisar as tendências de pesquisa. Por exemplo, um website bem otimizado incorporará adjetivos populares, criando “palavras-chave de cauda longa“. Este é o exemplo do merchandising de qualquer série ou filme de sucesso, como Os Vingadores. Se você quiser otimizar produtos relacionados a ela, seria interessante fazê-lo por termos como “A camisola preta dos Vingadores”. Tenha em mente que nestes casos é muito importante armazenar e otimizar o merchandising de forma adequada; se você fosse otimizar os termos para filmes ou séries que tenham sido um fracasso no cartaz, é possível que o seu rendimento não aumentasse da mesma forma.

Embora seja simplesmente uma observação superficial sobre como aproveitar ao máximo as tendências das atividades de marketing, lembre-se de que hoje, ferramentas como o rankingCoach, que ajudam a planejar sua otimização e termos, podem ser a chave para tempo para criar e gerenciar campanhas SEM eficazes em três cliques simples.

 

SEO Local

Tenha em mente que palavras-chave de cauda longa podem ser baseadas em adjetivos que incluem as tendências atuais, mas também em locais que fornecem informações de interesse. Por exemplo, ele pode ser usado ao oferecer e promover descontos em produtos sazonais. Por exemplo, em muitos países, as vendas de abóboras caem drasticamente depois do Halloween. As buscas refletem estas situações em primeira mão.

Hoje em dia, há muitos usuários que querem comprar produtos perecíveis e, portanto, esperam encontrá-los na rua e não na rede. Contudo, estes mesmos utilizadores procuram primeiro onde os encontrar na sua cidade e mesmo no seu distrito. Este comportamento tem claramente a ver com encontrar a loja mais próxima que tem uma série de características. Isto mostra quão vasto é o mundo da Internet onde até a fruteira mais próxima deveria estar a trabalhar na sua SEO local.

 

 

Esse é um Guest Post. O artigo foi escrito pela equipe da rankingCoach

COMPARTILHE: