Comportamento nas Redes Sociais: um verdadeiro compilado de 7 estudos psicológicos

Comportamento nas Redes Sociais: um verdadeiro compilado de 7 estudos psicológicos

A cada dia que passa, especialistas fazem novos estudos para investigar como o comportamento nas redes sociais está se transformando. Muito se pesquisa sobre a maneira como nos relacionamos uns com os outros, como compartilhamos informações e como consumimos conteúdo.

Entre os estudos e teorias realizados, estão as conclusões de Courtney Seiter, Marketing da Buffer, que escreveu 7 fatores da psicologia social que podem ajudar a melhorar a forma com que você e sua marca estão presentes nas redes sociais. Vamos conferir?

1- Quem nunca escreveu um post e mudou de ideia em seguida?

Pesquisadores do Facebook fizeram uma pesquisa sobre publicações criadas, mas nunca publicadas. Por 17 dias eles rastrearam a atividade de 3,9 milhões de usuários. Nesse período, 71% deles digitaram pelo menos um comentário ou status e decidiram não publicá-los.

A explicação para esse comportamento está na diversidade do Facebook, fator que acaba diminuindo as chances de agradar a todos.

Todos queremos conhecer nosso público para nos comunicar melhor com ele. Pois uma boa maneira de entendê-lo é desenvolver personas e se comunicar com elas.

2- Emoções são contagiosas? Pois então compartilhe

A prova de que emoções são contagiosas também no digital veio de pesquisadores da Universidade da Califórnia.

Primeiramente eles examinaram o conteúdo emocional de um bilhão de posts no Facebook. Durante dois anos eles se concentraram principalmente em dias chuvosos, quando a chance de postagens negativas é maior.

Eles descobriram que os sentimentos negativos se espalharam pela rede, atingindo pessoas que viviam em lugares onde não estava chovendo!

Num segundo momento veio a melhor descoberta dos pesquisadores: a positividade digital é ainda mais contagiosa. Os dados apresentaram que postagens negativas geraram cerca de 1,29 posts similares, enquanto os positivos provocaram cerca de 1,75 posts similares.

Conclusão: mantenha sua marca em um dia ensolarado, mensagens positivas deixam clientes mais satisfeitos!

3- A foto do perfil faz uma grande impressão em apenas 1 segundo

A terceira pesquisa sobre comportamento nas redes da nossa lista é da Psychological Science.

Realizou-se um estudo em que mostra que fazemos conclusões sobre as pessoas ao olhar a foto delas por apenas 40 milésimos de segundo. No estudo, os pesquisadores pediram para que os participantes avaliassem fotos parecidas, mas com expressões faciais ligeiramente diferentes.

Essas pequenas variações na expressão podem mudar a percepção sobre alguém em vários aspectos, segundo os resultados. Levando o resultado para as redes de sua marca, vale a pena realizar um teste A/B para saber qual agrada seu público e causa boa impressão.

4- A maioria de nós compartilha seletivamente

Quase um quarto dos usuários das redes sociais em todo o mundo compartilham tudo ou quase tudo em suas redes, segundo pesquisa da Ipsos. Já 19% das pessoas que participaram da pesquisa não compartilham nada.

Em países da Ásia, África e América Latina o comportamento se encaixa nos 24% que compartilham “quase tudo”. Já em países da Europa a porcentagem é baixa.

Portanto, qual o aprendizado aqui? Mantenha suas expectativas de compartilhamento social de acordo com sua audiência. E também leve em consideração sua região e dados demográficos do seu público.

5- Obter feedback social leva a um senso de pertencimento

Um estudo da Dra. Stephanie Tobin, da Universidade de Queensland, mostra que a participação ativa nas redes sociais ocasiona um senso de conectividade aos usuários.

A pesquisa foi feita com dois grupos:

  1. Um que fazia postagens com frequência no Facebook; e
  2. Outro que apenas observava os posts dos amigos.

O resultados mostrou que aqueles que não publicaram nada por dois dias sentiram um impacto negativo em seu bem-estar social. Os participantes que não receberam respostas ou feedback também apresentaram efeitos negativos sobre a autoestima e o bem-estar social.

Usuários de social media gostam de receber respostas e comentários! Deste mode, ao invés de promover seu conteúdo todo o tempo, pense em guardar um pouco desse tempo para buscar conversas relevantes onde sua marca pode agregar valor com opiniões ou diversão.

6- Estímulos levam a compartilhamentos

Conteúdos que despertam emoções fortes, como raiva, são compartilhados mais facilmente!

Essa é a conclusão do pesquisador Jonah Berger que defende que estímulos emocionais ativam nosso sistema nervoso, fazendo com que o compartilhamento seja uma forma de nos libertar desse estado. Essa é mais uma evidência de que o conteúdo que envolve as emoções dos leitores é mais propenso a ser compartilhado. Invista nisso!

7- Não podemos evitar o oversharing

Nós gostamos de falar sobre nós mesmos. Na verdade, nós amamos tanto que os neurocientistas de Harvard dizem que não podemos deixar de partilhar os nossos pensamentos, afinal ele aciona a mesma sensação de prazer em nossos cérebros como comida e dinheiro fazem.

Desta maneira, finalizando a nossa lista, o sétimo estudo sobre comportamento nas mídias sociais é sobre a relação conteúdo x auxílio social!

Descobriu-se que até 80% das mensagens nas redes são sobre experiências próprias. Então, pensando nisso, sua marca pode trabalhar com as habilidades de escuta e suporte ao cliente para que ele fique satisfeito. Saiba ouvir seu cliente!

Ufa! Que compilado de estudos sobre comportamento humano no mundo digital, hein?! Esse conteúdo fez você se lembrar de mais alguma pesquisa sobre redes sociais e psicologia? Deixa o link aqui nos comentários que vamos adorar saber.

Nós esperamos que, ao compartilhar essas informações, você tenha entendido uma melhor forma de programar a sua criação de conteúdo. Marketing de conteúdo também envolve muito conhecimento sobre pessoas.

Se gostou desse texto, achamos que você também irá gostar desse aqui sobre os melhores tipos de post no Instagram. Ou quem sabe esse aqui, sobre relações interpessoais e redes sociais. Envie este blogpost para os seus amigos no Facebook, Instagram, LinkedIn ou qualquer outra mídia. Assim eles também entenderão como os usuários de redes sociais se comportam online.

COMPARTILHE: