Principal rede social do mundo, o Facebook sempre procura maneiras de se reinventar, principalmente no que diz respeito à atuação de marcas e empresas na plataforma. Todo mundo já teve contato, em algum momento, com conteúdos patrocinados ao navegar no Facebook.

E para as empresas que querem ter um controle próximo e eficiente de suas atividades comerciais na rede social, a plataforma tem a ferramenta ideal: o Facebook Business Manager ou, em bom português, Gerenciador de Negócios do Facebook.

Você conhece esse recurso? Quer saber como usar o Facebook Business? Então continue lendo este post para descobrir mais!

O que é o Facebook Business

Até 2014, ano em que a ferramenta foi oficialmente lançada, o controle de anúncios no Facebook era muito confuso. Misturando contas pessoais com fanpages e contas de anúncios, a rede social acabava exigindo que certos perfis fossem criados apenas para que fosse possível ter acesso à administração de uma página.

Isso era um grande problema, principalmente para as agências que gerenciam múltiplas contas e precisam de um acesso organizado e efetivo às fanpages de seus clientes.

Felizmente, pensando nisso, o Facebook lançou sua plataforma de gerenciamento de negócios: o Facebook Business. Ele serve, basicamente, para que alguém consiga administrar uma página sem precisar misturar sua conta pessoal com o trabalho. Além disso, é voltada para os analistas de agências que cuidam de vários perfis.

Dessa forma, o Facebook Business permite não apenas o acesso às funções de administração de uma página, mas inclusive o gerenciamento dos anúncios e impulsionamentos relacionados a ela.

Principais características do Facebook Business

A seguir, detalharemos algumas das principais características do Facebook Business para que você possa alavancar seu negócio.

Funções administrativas

Nem tudo são flores, mesmo para quem sabe como usar o Facebook Business. Entender as funções de cada usuário ainda é um problema, pois a ferramenta apresenta duas categorias: administrador da conta e funcionário da conta. Entretanto, na prática, a única diferença é que um administrador consegue incluir e excluir novos funcionários, enquanto esses apenas executam as outras funções.

Faturamento detalhado

Uma grande vantagem do Facebook Business é a possibilidade de separar, com clareza, o faturamento e os gastos com campanhas criadas, principalmente para o gerenciamento de múltiplas páginas. Assim, cada página possui sua própria conta de anúncios e cada uma dessas contas está associada a uma forma de pagamento.

Isso é ótimo para que as empresas consigam visualizar seus gastos com clareza. E é melhor ainda para as agências que cuidam de múltiplas contas, uma vez que, assim, é possível separar detalhadamente o faturamento de cada cliente.

Campanhas e públicos

Quando alguém administra uma página diretamente de dentro dela, é sim possível impulsionar postagens e criar um público-alvo, por exemplo. Entretanto, como o Facebook Business associa o gerenciamento da página com as funções da conta de anúncios, essa tarefa fica muito mais completa e detalhada. Você pode montar campanhas de anúncios específicas para um determinado público, tudo de dentro do Gerenciador.

Tudo num só lugar

Talvez o grande ponto positivo do Facebook Business seja reunir todas as funções relativas às páginas em uma só ferramenta. Reunir a administração das páginas, a análise do público e a criação de anúncios em um só lugar facilitou muito a vida de várias pessoas!

Além disso, podemos apontar ainda outro ponto muito importante: a integração com o Instagram. Se o Facebook se encontra em certo declínio, o Instagram é hoje uma das redes sociais mais populares do momento. E poder fazer a integração entre página e perfil comercial, administrando os anúncios de cada uma com a mesma ferramenta é uma vantagem muito grande.

Ideal para múltiplas contas

Quem gerencia mais de uma conta no Facebook, sejam páginas, aplicativos ou contas de anúncios, consegue alternar rapidamente entre uma e outra. Essa facilidade talvez seja a função mais atraente para as empresas e os gestores de marketing, principalmente quando esses precisam cuidar de múltiplos canais.

Mesmo que você não seja uma agência e não tenha tantas páginas assim para administrar, a possibilidade de se organizar dessa forma é sempre muito bem-vinda. Ter um só login para todas as suas contas comerciais ajuda a evitar o problema que existia há muito tempo no Facebook: a dificuldade para cuidar das contas comerciais.

Gestão de pessoas

No começo, o Facebook permitia a propriedade de uma página para apenas um perfil. E, para as páginas com muitos seguidores e um fluxo de postagens muito grande, isso era um entrave.

Mas com o Facebook Business tudo mudou. Lembra das funções administrativas que falamos no começo do post? Pois então, são elas que permitem criar equipes de trabalho para uma (ou múltiplas) página da rede social.

Assim, é muito fácil criar uma equipe de trabalho, delegando funções específicas e, mais importante, acessos determinados para cada perfil relacionado ao negócio. Ou seja, se alguém é responsável pelas postagens, outro pelos anúncios e um terceiro pelo engajamento e atendimento ao público, você consegue separar as funções de cada um, sem correr o risco de que acabem executando alguma ação administrativa restrita.

Segurança

Administrar várias páginas e contas diferentes no Facebook poderia ser um problema antes do Gerenciador de Negócios. Entretanto, com as mudanças, tudo ficou mais seguro.

Agora não é mais necessário ser amigo de alguém para adicioná-lo em algum papel na sua página. Basta acessar o Facebook Business e administrar a equipe. De quebra, você ainda mantém sua privacidade na conta pessoal.

O Facebook Business surgiu para facilitar a vida daqueles que cuidam de contas comerciais e fanpages de empresas, principalmente aquelas que escolhem investir na publicidade dentro da rede social.

Com uma interface completa e que permite a análise de vários aspectos dos anúncios e páginas ao mesmo tempo, o Facebook Business é hoje a principal ferramenta para aqueles que pretendem investir tempo (e dinheiro) no marketing digital da rede.

E, se levarmos em conta a grande penetração e importância das redes sociais para o mercado nos últimos anos, trabalhar com uma conta comercial organizada como é no Facebook Business só pode levar a resultados ainda mais precisos e satisfatórios. Para um gestor de marketing, isso é essencial, pois com pleno controle das ações dentro do Facebook, ele consegue focar os esforços da equipe em estratégias ainda mais relevantes.

E aí, curtiu nosso post sobre como usar o Facebook Business? Então não deixe também de ler nosso artigo sobre as novidades do Facebook!