Atualmente as marcas e empresas precisam estar conectadas com seus clientes, demonstrando seus posicionamentos, pensamentos e valores, tudo isso visando a criação de uma conexão personalizada, com a oferta de algo a mais além de produtos e serviços.

Portanto, os olhos do público já não brilham mais com ofertas comuns, o que eles perseguem é exclusividade. É justamente com essa visão que surgem o marketing regionalizado e seus desdobramentos.

Preparamos esse post para que você fique ligado no assunto, e saiba como o marketing regionalizado pode ajudar em seu negócio:

O que é marketing regionalizado?

O marketing regionalizado leva em consideração características geográficas, comportamentais e necessidades da persona local, buscando a partir disso se conectar com os clientes em potenciais, com um o objetivo de conversão.

Dessa forma, a missão do marketing regionalizado é muito bem definida: atingir públicos específicos que em sua maioria carecem de um serviço ou produto e não têm acesso próximo. Por essa razão a assertividade é a garantia do sucesso.

Em uma boa campanha de marketing regionalizado o atendimento ao cliente tem de ser pontual e personalizado, identificando rapidamente o problema a ser resolvido para que uma venda seja feita.

Leia também: Fidelização de clientes – Veja algumas técnicas para aplicar no seu negócio.

Quais são os benefícios do marketing regionalizado

Apesar de ser uma estratégia baseada em cautela e assertividade, quando bem executada é incrivelmente vantajosa. Veja alguns dos benefícios de uma ação de marketing regionalizada:

  • Expansão da marca;
  • Fortalecimento da imagem;
  • Renovação da identidade;
  • Aproximação com um novo público;
  • Descobrimento de um novo mercado.

Cuidados ao investir em marketing regionalizado

Pode até parecer que atingir a massa de forma geral é a melhor opção para estimular as vendas, a comunicação generalizada já é utilizada desde 1920, logo já se tem uma base sobre o que funciona ou não. Porém, não tenha medo de experimentar no marketing regionalizado, com precisão e uma boa pesquisa, sua campanha pode fazer toda a diferença em seu negócio.

Para começar uma campanha de marketing regionalizado, você precisa entender o básico, ou seja: saber tudo sobre a região, a população, os hábitos locais, ter domínio sobre o produto ou serviço que oferece e seus concorrentes locais.

A pesquisa será a chave de uma boa campanha, afinal, não faz sentido anunciar em um lugar algo que não possui relevância para os usuários do espaço. Como exemplo, ninguém perderia tempo em oferecer suéteres de algodão no verão da Bahia.

O efeito de regionalizar, quando positivo, tem poder para elevar o patamar de qualquer empresa ou marca porque alcança o ponto chave em uma ação de marketing atual, trazendo à tona o lado humano, o tato, e a emoção, tão admirados pelo público.

Veja também: O poder da empatia no marketing de sua empresa.

Conheça um case de sucesso!

No Brasil pouco se fala sobre marketing regionalizado, embora a diversidade brasileira necessite dele mais do que se imagina.

Apesar da grande diversidade encontrada no nosso país, pouco se fala sobre marketing regionalizado. Uma empresa que percebeu esse vazio e se aproveitou dele foi a Busca Cliente, desenvolvendo tecnologias voltadas ao público regional, os conectando com a internet.

A tecnologia Busca Cliente explora o marketing digital e regionalizado juntos, posicionando empresas, produtos e serviços no topo dos maiores buscadores do mundo: Google, Yahoo e Bing de modo orgânico e regionalizado.

Estudos apontam que mais de 90% das compras atuais possuem influência da internet em algum estágio, portanto, estar bem posicionado nos buscadores significa aos negócios regionais que não possuem tanta expressão, a possibilidade de serem achados pelos consumidores das mesmas ou outras regiões.

Agora que você já sabe a importância de uma campanha de marketing regionalizado, é hora de começar a elaborar a sua, entre em contato com a Projetual. Nossa equipe está preparada para te ajudar, estimulando o crescimento de sua empresa e abrindo um mar de possibilidades.

Com informações de ecommercebrasil.