As mídias sociais hoje são a maior forma de contato de uma empresa com seu público, por meio dela é possível melhorar sua relação com potenciais consumidores e construir a imagem de empresa que você quer passar para o mundo todo.

Uma pesquisa recente encomendada pela Sprout Social, “Creating Connection: What Consumer Want From Brands in a Divided Society, descobriu que as pessoas estão esperando muito das mídias sociais em geral e em particular das marcas.

A Sprout Social pesquisou mais de 1.000 consumidores visando entender seus desejos de ter mais conexões com as marcas e entre si, assim como de que forma as marcas podem se beneficiar fazendo sua parte.

A pesquisa aponta que quatro de cinco consumidores acreditam que a sociedade está mais dividida agora do que nunca, com 68% atribuindo a culpa ao governo e políticos e 55% nas mídias sociais.

Além disso, a pesquisa demonstra que o caminho para solucionar essa divisão social está fortemente conectada as empresas, 91% dos entrevistados acreditam que as mídias sociais podem conectar pessoas com sucesso, com 78% dizendo que querem que as marcas façam sua parte e façam isso acontecer.

Por tanto, por mais que muitas empresas prefiram se ausentar das discussões sociais, a pesquisa mostra que uma empresa que se envolve e se responsabiliza perante a sociedade pode render frutos positivos.

Entre os entrevistados, 76% declararam que, quando conectados com os valores e as metas da marca, eles se sentem mais predispostos a comprar seus produtos, ao passo que 68% recomendariam a marca, 64% se tornariam leais à empresa e 57% até gastariam mais com a marca.

Para o diretor social de marketing da Sprout, Jamie Gilpin, os resultados são um reflexo do nosso mundo atual: “Isso não é surpreendente se você pensar onde estamos.”

Além disso, Gilpin diz: “É a retórica clássica de todos os profissionais de marketing hoje: o poder mudou para os consumidores. Não podemos mais simplesmente enviar uma mensagem e esperar que eles acreditem – eles realmente estão no controle. Nosso papel como empresa não é apenas entender, mas atender e exceder as necessidades de nossos clientes. Os consumidores colocam mais responsabilidade nas marcas para serem transparentes, principalmente em suas mídias sociais, do que nos políticos”.

Mas o que exatamente a população quer das marcas neste processo?

De acordo com a pesquisa, as principais expectativas em teoria são que as empresas ajudem a conectar pessoas de mesmas ideias (55%), proporcionem o público a oportunidade de conhecer indivíduos diferentes delas (52%), ensinem novas habilidades (42%), construam uma comunidade (36%) e até mesmo, não as deixem se sentirem solitárias.

Uma dica para empresas de como atender essas solicitações dos consumidores é conversar sobre assuntos relevantes da indústria, notícias do momento e eventos da cultura pop com igual parcimônia.

“Eu não acredito que você deva apenas fazer pronunciamentos para entrar na conversa da mídia e ter o clickbait. O principal de tudo isso é entender os valores e crenças, ouvir sua audiência e entender onde seus valores corporativos se alinham com seu público.” conclui Gilpin sobre o estudo.

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Por redação Projetual, com informações de B9.