Compartilhar conteúdos em redes sociais - Projetual

Quem cria, divulga e compartilha conteúdos em redes sociais, especialmente de modo profissional, se preocupa principalmente em desenvolver algo interessante para fisgar likes. Além disso, mais do que algo legal, é importante ter em mente o que faz este conteúdo circular, ser compartilhado e criar este interesse.

Compartilhar conteúdos em redes sociais que são disparados por algum perfil de empresa pode parecer ainda mais complicado, já que geralmente há uma resistência por parte dos usuários em validar e compartilhar algo divulgado por um perfil empresarial.

No entanto, a qualidade do que é criado e divulgado num perfil, tudo com o pensamento voltado para o compartilhamento, cria materiais que podem cativar pessoas a compartilhar o que veem.

Abaixo, falamos aqui de alguns fatores básicos que instigam usuários a compartilhar imagens, vídeos, frases e outros materiais em seus perfis. Olha só.

3 fatores para o compartilhamento de conteúdos em redes sociais

Entre vários outros que podem ser citados, podemos falar do quesito utilidade. As pessoas gostam de ver coisas úteis e, identificando esta qualidade nos conteúdos em redes sociais, compartilham para passar as informações – geralmente notícias – adiante.

Assim, percebemos que as pessoas gostam de ser úteis, de ser porta-voz de alguma informação relevante. Afinal, não podemos esquecer que as redes sociais existem para suprir uma necessidade maior nas pessoas, a da comunicação, envolvendo circulação constante de informações.

Outro quesito que levam pessoas a compartilhar conteúdos em redes sociais é o fator do conceito estético. Se trata, basicamente, de gostar daquilo que é visto e por prazer divulgar aquilo entre seus seguidores. Aqui, estamos falando de uma imagem, frase, vídeo, música ou outro material bacana que, por gosto, o usuário compartilha.

Por fim, o terceiro e último motivo que podemos citar é o da representatividade. Basicamente, falamos das bandeiras que a marca defende e que faz com que as pessoas tenham apreço pelo discurso que ela defende.

Atualmente, considerando como as redes sociais se tornaram um grande meio de divulgação de ideias sobre questões sociais, a representatividade se tornou um grande fator para a divulgação de conteúdos. De qualquer forma, é bastante evidente como a ideia de “se ver representado” naquilo que uma empresa defende, fala e reproduz se tornou importante e leva ao compartilhamento.

Vale dizer, claro, que essa é a nossa análise sobre o assunto. São apenas 3 fatores básicos, entre tantos outros, que fazem com que usuários divulguem conteúdos em redes sociais que partem primeiramente de perfis comerciais. No entanto, podemos dizer que são esses os fatores que sempre mantemos em mente no momento da criação de conteúdo.

Para poder identificar tudo isso e criar conteúdos inteligentes, voltado para o compartilhamento, algumas coisas precisam ser estudadas pelos departamentos de marketing. Entre elas, as personas das marcas e a jornada de compra do consumidor.

Basicamente, falamos em conhecer bem o consumidor e o usuário que é fã da empresa. Se sua empresa ainda não conhece bem esses delimitadores, nem como criar um conteúdo mais atraente, está na hora de prestar mais atenção em alguns fatores.

Caso você precise de ajuda para estruturar melhor o conteúdo de sua empresa, converse com a Projetual. Nossos mais de 15 anos de experiência como agência de marketing podem estar a favor das estratégias de sua marca.

Até a próxima!


Por redação Projetual.